Cidade

Apesar da pandemia da Covid-19, Pará de Minas registrou crescimento de 12,24% em sua economia entre os meses de março e setembro de 2020

Apesar da pandemia da Covid-19, Pará de Minas registrou crescimento de 12,24% em sua economia entre os meses de março e setembro de 2020

Apesar das dificuldades vividas pelo município devido à pandemia da Covid-19, Pará de Minas registrou um crescimento de 12,24% na sua economia em comparação a igual período de 2019, totalizando uma movimentação de R$ 1.641.120.681,24. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Fazenda e se referem ao Relatório de Informações Econômicas (RIF) do município entre os meses de março e setembro de 2020.

Nesse período foram registradas 1.886 operações no sistema eletrônico da Fazenda Municipal, com abertura de 542 empresas e de 89 inscrições de trabalhadores autônomos, além de 1.221 inscrições de Micro Empreendedores Individuais (MEIs). Outras 34 inscrições foram reativadas e o total de empresas encerradas foi de 349.

"É com muita alegria que tomamos conhecimento dessas informações. Na verdade, elas só confirmam aquilo que a gente sempre soube, ou seja, o empreendedorismo de Pará de Minas é muito alto”, afirmou o presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), José Misael de Almeida, em entrevista ao site da instituição.

O relatório engloba todos os processos referentes à movimentação do município, no que diz respeito às operações sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com José Misael, esses números também são bastante expressivos do ponto de vista da saúde pública por causa das medidas tomadas neste período para conter a pandemia do novo coronavírus.

O presidente da Ascipam destacou que o empresariado de Pará de Minas vem dando importante contribuição à normatização sanitária e que isso acabou permitindo a retomada dos negócios mediante adoção rigorosa de medidas preventivas à disseminação do vírus da Covid-19.

E a expectativa da Ascipam para esse último trimestre também é boa, já que os negócios vão ganhando pouco a pouco ritmo dentro do novo normal. “Foi um aprendizado que jamais será esquecido por nós. Agora é seguir em frente e investir cada vez mais na criatividade, na qualidade e nas mudanças que o cenário está impondo”, concluiu José Misael.

Texto: Antônio Anderson (com informações do site da Ascipam)

Foto: site da prefeitura de Pará de Minas (o prefeito Elias Diniz e o presidente da Ascipam, José Misael

#ascipam #economia #parádeminas #economia #secretariamuncipaldafazenda #relatóriodeinformaçõeseconômicas


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!