Cidade

BARRAGEM DO CARIOCA

BARRAGEM DO CARIOCA

17H30 - Famílias que moram abaixo da Usina do Carioca, tanto no município de Pará de Minas, quanto em Pitangui e em Onça de Pitangui, foram orientadas neste domingo (9) a deixarem suas casas devido ao alto risco de rompimento da barragem. 

20H33 - A Defesa Civil e a prefeitura de Pará de Minas informam que já estão em funcionamento os pontos de apoio no Carioca. O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não têm para onde ir. Também foi disponibilizado um ônibus para ajudar na retirada das famílias.

20H40 - A prefeitura acaba de informar que um plano de ação emergencial foi montado para atender às famílias residentes nas regiões abaixo da represa de Carioca e também as afetadas pelas intensas chuvas na cidade. No Distrito de Carioca, a UBS e o salão da Igreja estão preparados para acolher as pessoas que tiveram que sair de suas casas, inclusive com alimentação, colchões e roupas. Em Pará de Minas, o ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora de Fátima também está pronto para acomodar os atingidos pelas chuvas.

20H42 - Ainda de acordo com a prefeitura a partir desta segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente iniciará, em parceria com a concessionária Águas de Pará de Minas e a ARSAP, a execução de plano emergencial, para vistorias nos poços artesianos localizados nos distritos, povoados e zona urbana. O objetivo é verificar as condições da qualidade de água fornecida à população. Se necessário, o abastecimento de água potável será garantido por meio de caminhões-pipa.


21H30 - O prefeito Elias Diniz divulgou um áudio para afirmar que o Carioca não transbordou, conforme muitas publicações veiculadas nas redes sociais. De acordo com o prefeito, o volume de água é alto, mas não a ponto de romper. Elias Diniz também destacou que houve aumento no volume de água do rio São João e do ribeirão Paciente que acabou atingindo granjas, fazendas e casas no entorno.

22H52 - A barragem será monitorada durante a madrugada por equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Amanhã a reportagem do Achei Pará de Minas retorna com mais informações sobre o assunto.  

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!