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Cemig alerta consumidores sobre criminosos que estão usando o nome da empresa para extorquir dinheiro

Cemig alerta consumidores sobre criminosos que estão usando o nome da empresa para extorquir dinheiro

A Cemig alerta sobre ocorrências de golpes contra clientes em que criminosos estão usando o nome da empresa para enganar a população e extorquir dinheiro. De acordo com a companhia, os clientes devem ficar atentos às formas de pagamentos e de cobrança para evitar se tornar vítimas.

A Cemig identificou que os criminosos praticam três tipos de golpes contra os clientes da companhia. O primeiro é por contato telefônico e a maioria dos casos é contra estabelecimentos comerciais como padarias, açougues e comerciantes em geral. Os estelionatários ligam para o cliente Cemig e dizem ser representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal” e que a ligação é para cobrar um possível débito existente.

Eles afirmam que se a dívida não for paga em um prazo curto, a Cemig vai retirar imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”. Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo três os números mais comuns utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783.

Para se prevenir contra esses atos, a Cemig recomenda aos clientes que no momento do pagamento confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura.  Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, consulte os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da cobrança está autorizada pela empresa. 

Na segunda forma utilizada para o golpe, os estelionatários vão até a casa dos clientes e, de maneira enganosa, se apresentam como funcionários da Cemig. Eles pedem para entrar na residência com a justificativa de verificar a rede elétrica em algum cômodo. Ao serem encaminhados ao local pelo cliente, os estelionatários normalmente permanecem sozinhos e aproveitam a situação para furtar objetos, móveis e eletrodomésticos.

A Cemig esclarece que nenhum profissional a serviço da empresa tem autorização de entrar na residência dos clientes. Apenas em situações em que o medidor se encontra dentro da propriedade é que o funcionário pode entrar e ir até o local do padrão, mas nunca no interior da casa. A empresa ressalta que, em situações como essas, os funcionários devem estar portando crachá de identificação e uniformizados.

O terceiro golpe utilizado e que tem ganhado espaço nos últimos tempos é por meio do WhatsApp. Nessa situação, o cliente recebe uma mensagem em seu celular informando que ele está recebendo um desconto na conta de luz da Cemig. Logo depois dessa informação, recebe outra dizendo que a conta de luz está disponível e que ele pode fazer o pagamento clicando em determinado link para acessar a conta. A Cemig destaca que em função da legislação do setor elétrico não concede descontos na conta de luz.

Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes podem consultar a fatura original recebida ou acessar os canais digitais da empresa para coleta das informações ou segunda via da fatura. A Cemig orienta ainda que ao recebe uma cobrança via telefone os clientes liguem imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e, também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual.

Fonte: Agência Minas

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