Cerca de 7,2 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 dentro do prazo receberão suas restituições
Ao todo, 7.219.048 contribuintes terão depositado o montante de R$ 10 bilhões. A maior parcela deste valor será destinada a pessoas com prioridade para o reembolso, conforme informado pelo Fisco.
A distribuição das restituições ocorre da seguinte maneira:
-
6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente pelo recebimento via Pix;
-
755.978 contribuintes sem prioridade;
-
83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
-
35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
-
15.988 contribuintes com mais de 80 anos;
-
11.298 contribuintes portadores de deficiência física, mental ou doença grave.
Embora o uso conjunto da declaração pré-preenchida e do Pix não garanta prioridade por lei, esses contribuintes receberam preferência para o recebimento da restituição neste ano.
A consulta ao pagamento foi liberada no dia 24 e pode ser realizada pela página da Receita Federal na internet, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar o status pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
O crédito será efetuado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não conste na lista de restituição, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Havendo pendências, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Procedimento para conta inativa
Se a restituição não for depositada por motivo de conta desativada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte poderá solicitar a transferência do valor para qualquer conta bancária de sua titularidade por meio do Portal do Banco do Brasil ou pelo telefone da Central de Relacionamento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) ou 0800-729-0088 (linha especial para deficientes auditivos).
Se o beneficiário não efetuar o resgate dentro do prazo de um ano, deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, no campo “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária”.