Chuva dá uma trégua em Pará de Minas e Elias Diniz faz balanço sobre situação no município
A chuva que castigou Pará de Minas nos últimos dias deu uma trégua nesta quinta-feira (13) e permitiu que a prefeitura pudesse realizar uma série de ações para minimizar os problemas causados pelo temporal.
Em um balanço divulgado no início da tarde, o prefeito Elias Diniz informou que o volume de água na barragem de Carioca nessa quarta-feira (12) estava elevado em 1 metro e 20 e que baixou para 48 centímetros.
“Ainda estamos em estado de alerta e iremos continuar monitorando a situação da barragem, mas esta diminuição nos deixou mais tranquilos”, declarou Elias Diniz, que falou também sobre os diversos problemas nas áreas urbanas.
“No Grão Pará o terreno ficou tão encharcado que danificou uma rua toda e várias casas estão com suas estruturas comprometidas. São quase 200 metros que terão de ser refeitos”, destacou o prefeito.
“No Jardim das Piteiras tivemos casas que cederam. Nossas equipes estão trabalhando para ajudar a população a tomar providências. Neste momento são medidas mais paliativas até que possamos fazer as obras em definitivo”, disse Elias Diniz.
O prefeito informou que a água baixou na ponte do Carioca e já tem como acessar a região pela 352. Elias Diniz também destacou que foi criado um acesso paralelo para o trecho que leva até Torneiros.
Elias Diniz declarou que em Caetano Preto aconteceram diversos desmoronamentos e que equipes do Meio Ambiente estão na região para verificar a necessidade de cortes de árvores. Ele lembrou ainda sobre a campanha de arrecadação de doações, que podem ser entregues no Poliesportivo Genésio Fonseca e Silva, no bairro de Fátima.
“São mais de 50 famílias que estão fora de seus lares. E estamos providenciando o aluguel social para ajudá-las”, ressaltou Elias Diniz, que voltou a pedir a ajuda de empresários e imobiliárias no sentido de cederem imóveis para receberem estas famílias.
“A prefeitura será a fiadora e esta ajuda vai ser muito importante”, afirmou o prefeito, que também comentou sobre sua reunião nessa quarta-feira, na Cidade Administrativa, com uma equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
“Mostramos os problemas vividos pela cidade e fizemos a proposta de que os recursos da indenização da Vale, que serão pagos no segundo semestre deste ano, sejam liberados agora e depois seja feito um ajuste de contas. A equipe considerou a ideia boa e na próxima terça-feira deveremos ter uma resposta”, informou Elias Diniz.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas
#prefeito #eliasdiniz #parádeminas #balanço #chuva #ações #empresários #aluguelsocial #indenizaçãodavale