Cidade

Com a chegada do período de chuvas, bombeiros fazem alertas para motoristas redobrarem atenção nas estradas

Com a chegada do período de chuvas, bombeiros fazem alertas para motoristas redobrarem atenção nas estradas

Pouca visibilidade, óleo na pista, falta de aderência nos pneus, cansaço, sono, falta de atenção, descumprimento das regras de trânsito e pressa são fatores que podem colocar a vida dos motoristas e passageiros em risco. E com a chegada do período de chuvas, o Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade de redobrar os cuidados nas estradas.

Em condições climáticas adversas, os acidentes acontecem, na maioria das vezes, pela imprudência de alguns motoristas que aplicam velocidade incompatível com a via e com a pista molhada, além da falta de manutenção adequada no veículo. Se for inevitável dirigir sob chuva, algumas dicas devem ser seguidas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em situação de chuva forte, é imprescindível adotar medidas de segurança como reduzir a marcha, ascender as luzes baixas e adotar uma distância maior do veículo da frente. E se o tempo estiver muito ruim, o aconselhável é parar em um lugar seguro e esperar que as condições melhorem.

Outra situação apresentada pelo Corpo de Bombeiros é se o condutor está no carro e a água começa a subir rapidamente. Neste caso, o ideal é procurar um local mais alto e esperar o nível da água baixar. Os bombeiros alertam que é necessário tomar muito cuidado também com as poças de água, pois elas podem ocultar crateras.

A manutenção periódica do veículo também é apontada pelos bombeiros como fundamental neste período de chuva para garantir mais segurança na direção em meio as tempestades. Cuidados simples como conferir os pneus, freio, luz de freio e faróis, calibragem, fazem toda a diferença em pistas molhadas ou em dias chuvosos.

Para os motoristas que trafegam dentro das cidades, o Corpo de Bombeiros orienta que eles redobrem os cuidados com os alagamentos, enchentes e quedas de árvores. Já nas estradas, o risco de deslizamento de encostas, crateras e veículos de grande porte também são potencialmente perigosos.

Por fim, a imprudência é outro fator relevante nas estatísticas de acidentes de trânsito e em dias de chuva a frequência aumenta em até 20%. No ano passado, o Corpo de Bombeiros atendeu 26.351 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito em Minas Gerais, sendo que nos meses chuvosos há tendência de aumento nos registros. Neste ano, até o mês de setembro, os bombeiros já atendeu 18.060 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito.

Fonte: Site do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais

Foto: Pexels 

#chuva #carros #estradas #segurança #motoristas #carros #imprudência #condiçõesveículos

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!