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Começou nesta segunda-feira o cadastro escolar na rede pública

Começou nesta segunda-feira o cadastro escolar na rede pública

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), começou nesta segunda-feira (16) o período de cadastro para ingresso de alunos em escolas públicas para o ano letivo de 2021. A inscrição deve ser feita por pais e responsáveis no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A ferramenta pode ser acessada no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br até o dia 11/12.

Em municípios que participam do programa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, nos ensinos fundamental e médio, se dará de forma única (tanto para escolas municipais quanto para estaduais). Assim, quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para a realização da matrícula tende a ser a mais próxima da residência do aluno. Podem se inscrever alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental.

Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, vindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais. Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não vão oferecer em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar. 

Também podem se inscrever interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não fizeram a renovação da matrícula.

O cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis, ou o aluno, quando maior de idade. No ato da inscrição no Sucem, os candidatos deverão fornecer informações gerais como nome completo; endereço; etapa/ano de escolaridade pretendida; indicação de três escolas, exceto nas localidades que contam apenas com uma ou duas unidades de ensino. Também é necessário informar se há irmãos na mesma escola, estadual ou municipal.

Aqueles que não têm acesso a internet poderão procurar as escolas estaduais e municipais na cidade de domicílio para realizar a inscrição. O encaminhamento para a matrícula dos candidatos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado, respeitando critérios na seguinte ordem de prioridade: aluno com deficiência; zoneamento; aluno já integrante da rede pública de ensino de Minas Gerais; aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida; e aluno de menor idade.

Os resultados serão divulgados no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br a partir de janeiro e a matrícula na escola indicada deverá ocorrer a partir de fevereiro de 2021. Em todo o estado, 758 prefeituras aderiram ao Sucem. O sistema irá funcionar da seguinte maneira: a partir desta segunda-feira (16/11) tem início o período de inscrição dos candidatos interessados em uma vaga na rede pública de ensino mineira. 

Texto: Antônio Anderson (com informações e foto da Secretaria de Estado de Educação)

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