Cidade

Coordenadora do Centro Pop comenta sobre o trabalho realizado pelo equipamento público

Coordenadora do Centro Pop comenta sobre o trabalho realizado pelo equipamento público

Equipamento público voltado para o atendimento especializado à população em situação de rua, o Centro Pop de Pará de Minas é um espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade.  O centro faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas antes mesmo de se tornar um equipamento ele já tinha raízes no município através do trabalho desenvolvido na década de 1990 pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

Desde quando o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) fez a tipificação nacional da política da pessoa em situação de rua, que possibilitou a padronização no Brasil dos serviços de proteção social básica e especial para a garantia dos direitos socioassistenciais, o Centro Pop se tornou uma referência no município e vem desenvolvendo um importante trabalho com este grupo populacional, que é bastante diversificado.

As pessoas em situação de rua têm em comum, por exemplo, a condição de pobreza absoluta, os vínculos interrompidos com a família e a falta de habitação convencional regular, que acabam obrigando esse grupo a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento por algum tempo ou mesmo de forma permanente. Em Pará de Minas o Centro Pop conta com uma equipe formada por assistentes sociais, coordenação, psicólogos e apoio administrativo para garantir a realização deste trabalho.

Além de fornecer serviços como alimentação, banho, roupas limpas e de providenciar documentos, o Centro Pop também trabalha a questão da ressocialização. “Nós temos aqui moradores de rua que são pais de família, que são mães, filhos, avós, primos. Eles não nasceram do nada. O morador de rua tem um antes e um depois da rua. E estamos trabalhando com eles para escutarmos as histórias e podermos ajudar”, afirmou  a coordenador do Centro Pop, Nádia Nogueira.

De acordo com ela, Pará de Minas tem uma fama de cidade acolhedora e quem vem para o município não quer mais ir embora, inclusive os migrantes e as pessoas em situação de rua. “Pará de Minas é hoje um município que não tem tanto problema com pessoas em situação de rua por contar com o Centro Pop. Cidades muito próximas da nossa, que não contam com este equipamento, têm um número de pessoas em situação de rua muito maior do que o nosso”, ressaltou Nádia Nogueira.

Apesar da afirmação de que o município não conta com muitas pessoas em situação de rua, a coordenadora do Centro Pop destaca um problema grave que acaba prejudicando o trabalho do equipamento: as pessoas que dão dinheiro, roupas e comidas diretamente para estes moradores.

“Isso não é assistência social é assistencialismo. É uma situação que estamos tentando derrubar tem muito tempo. Nada substitui as equipes especializadas que vão trabalhar com esse público. Se eu alimento ele na rua ele não vai acessar o serviço de assistência e vai continuar com fome esperando você voltar para levar comida, esperando que uma outra pessoa dê a ele roupa ou dinheiro”, explicou Nádia Nogueira.

A coordenadora ressaltou ainda o outro lado, quando a população reclama da presença destas pessoas nas ruas. “Se eu for lá e tirar a pessoa daquele local, sem dar para ela um outro lugar para ficar, é crime”, declarou a responsável pelo centro. De acordo com ela, a tipificação também prevê por lei que os moradores em situação de rua têm direito para migrar para outra cidade. “Ainda existe essa coisa de discriminar as pessoas de rua. Tem quem considere um crime ter moradores de rua no centro da cidade”, afirmou Nádia Nogueira.

“O nosso papel é de buscar formadores de opinião. O que queremos mudar na cabeça das pessoas é sobre quem elas estão ajudando. Nem todo mundo vai fazer bom uso deste ajuda. O Centro Pop tem como ajudar estas pessoas a montarem suas casas, a conseguirem emprego e a ofertar tratamentos que elas possam vir a precisar. Mas, nós não podemos obrigar, vamos ofertar”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com Nádia Nogueira, as ações do Centro Pop podem ser acompanhadas pelo site da prefeitura de Pará de Minas através do Portal da Transparência. “O nosso equipamento é mantido por verba do Governo Federal. Só que neste momento em que a política pública passa por um momento complicado, onde os repasses estão sendo congelados, o município começa também a ajudar na manutenção do Centro Pop”, informou Nádia Nogueira.

“Também existe uma parte que vem lá de trás, com a caridade. Estamos sempre indo à mídia pedir roupas, kits de higiene pessoal, recursos que não vêm na verba. Quem quiser colaborar pode vir aqui entregar ou ligar e a gente busca na casa. Os telefones para contato são (37) 99846-8437 ou 3233-5900”, afirmou a coordenadora  do Centro Pop.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#centropop #moradoresemsituaçãoderua # equipamento #coordenadora #nádianogueira #atendimento #prefeitura #parádeminas #verba #atendimento 


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!