Dia de Reis encerra a celebração do Natal
Nessa quinta-feira (6) é comemorado o Dia de Reis, data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, que levaram de presente ouro, incenso e mirra.
De acordo com a Bíblia, cada presente tinha um significado especial. O ouro reconhecia Jesus como rei, o incenso fazia referência a sua divindade e a mirra representava as características humanas do Filho de Deus.
Tradicionalmente é nesta data que se encerra a celebração do Natal com o desmonte da árvore e do presépio. O dia também é marcado pela realização da simpatia das romãs, que tem como objetivo garantir dinheiro no bolso.
O leitor do Achei Pará de Minas interessado em tentar a simpatia deve engolir três caroços de romã, jogar o mesmo número de caroços para trás e guardar mais três deles na carteira. Para dar resultado esperado, reza a tradição, que é preciso repetir a frase “Gaspar, Belquior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”.
Em Minas Gerais, a data também é marcada pelas Folias de Reis. Reconhecida como Patrimônio Cultural do estado, as Folias de Reis contam com mais de 1,6 mil grupos cadastrados em Minas Gerais e estão em mais de 400 municípios.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução da Internet
#diadereis #meninojesus #reismagos #belchior #gaspar #baltazar #ouro #inceso #mirra #bíblia #encerra #celebraçãodonatal #desmonte #árvore #presépio #simpatiadasromãs #foliadereis