Cidade

Elias Diniz faz balanço sobre situação da barragem de Carioca

Elias Diniz faz balanço sobre situação da barragem de Carioca

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (10) o prefeito Elias Diniz fez um balanço sobre a situação da barragem de Carioca e alertou a população para não se deixar influenciar por fake news. "Tivemos várias informações falsas falando em rompimento, mas isso não ocorreu. O volume de água foi muito expressivo na barragem de Carioca, que transbordou e sofreu erosão em suas laterais", destacou Elias Diniz.

"Sempre que forem procurar informações sobre a situação utilizem de canais oficiais para que não haja erro na notícia", afirmou o prefeito. Elias Diniz informou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da prefeitura estão monitorando a região e agora pela manhã deverá ser feita uma análise técnica do duto principal da barragem, que teria fraturado. Também está previsto um sobrevoo no local.

"O volume de chuva em Pará de Minas nesse final de semana foi acima do previsto e, no caso especial do Carioca, ainda tivemos a contribuição da água que veio das barragens de Benfica e Brito", afirmou Elias Diniz. "Temos um mapa da região com todas casas, fazendas e estabelecimentos próximos e desde o domingo estamos fazendo o trabalho de retirada destas pessoas. Infelizmente, algumas fazendas e laticínios foram invadidos pela água e os proprietários tiveram perda porque não conseguiram tirar seus animais", destacou o prefeito.

Elias Diniz ressaltou que tanto a área urbana de Pará de Minas quanto o distrito de Carioca estão fora de risco em caso de rompimento da barragem. O prefeito, no entanto, chamou a atenção das pessoas que vivem às margens do Rio São João e do Ribeirão Paciência, pois um rompimento elevaria o nível deles e, portanto, essas pessoas também devem deixar suas residências.

Outra situação abordada pelo prefeito na coletiva foi em relação à situação das estradas rurais. "Com o solo encharcado e saturado, os buracos são muitos. Outros locais viraram verdadeiras lagoas. Esses problemas estão atrapalhando a passagem nestas vias e é preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes", declarou Elias Diniz. Para ajudar a diminuir os transtornos causados aos motoristas, a Secretaria de Obras vai realizar procedimentos para liberar pistas.

"Esperamos que chegue logo a época da estiagem para que possamos fazer as obras necessárias", disse Elias Diniz. "Enquanto isso, precisamos contar com a ajuda de todos. É preciso evitar passar por locais com muito acúmulo de água, observar a limpeza de calhas e condições dos telhados e evitar passar de carro e moto por regiões onde está chovendo forte", ressaltou o prefeito, que destacou a possibilidade de chuva com até 100 milímetros em Pará de Minas para até esta quarta-feira.

Elias Diniz também comentou sobre as chuvas em Pará de Minas neste final de semana. "Na área urbana alguns locais mereceram mais atenção, como na lagoa do Eldorado e no córrego do Geraldo, que transbordaram. Fizemos a retirada de famílias daquela região e as incluímos no aluguel social. O próximo passo será providenciar o programa para a construção de 20 a 50 casas populares", destacou o prefeito. 

Texto: Antônio Anderson

Foto: Assessoria de Comunicação prefeitura de Pará de Minas

#prefeito #coletiva #fakenews #chuva #barragemdecarioca 


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!