Estado de Minas mapeia necessidades de qualificação para gerar empregos e fortalecer a economia
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), realiza o Mapa Mineiro para Qualificação Profissional, que identifica a falta de profissionais qualificados e orienta a oferta de cursos gratuitos conforme as demandas do mercado.
O levantamento é feito em parceria com prefeituras, empresas, sindicatos e associações comerciais, reunindo dados sobre as principais carências de mão de obra em cada região. Essas informações direcionam os cursos dos programas Trilhas de Futuro, da Secretaria de Educação (SEE-MG), e Minas Forma, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese-MG).
Na última edição, mais de 80% das demandas das empresas foram transformadas em vagas de cursos técnicos pelo Trilhas de Futuro. Segundo o subsecretário da Sede-MG, Daniel Medrado, o mapeamento mostra aos investidores que o estado conecta a formação de jovens às necessidades do mercado.
Como participar
Empresas e empreendedores podem contribuir preenchendo um formulário eletrônico disponível no site da Sede-MG, indicando as profissões e áreas com maior demanda. As informações ajudam a definir os cursos que serão ofertados nos programas estaduais.
Trilhas de Futuro
O programa oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua sexta edição, conta com 50 mil vagas. Desde a criação, mais de 146 mil alunos já se matricularam em 94 cursos diferentes.
De acordo com o secretário de Educação, Rossieli Soares, a iniciativa garante acesso à educação técnica de qualidade e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho.
Minas Forma
Voltado a jovens e adultos em vulnerabilidade social, o programa oferece capacitação gratuita em parceria com Senac e Senai. Já está presente em mais de 100 municípios e possui mais de 5 mil alunos matriculados.
Fonte: Agência Minas