Cidade

Há quarenta anos, em Divinópolis, morria Padre Libério, que ainda hoje é considerado santo por muitos devotos

Há quarenta anos, em Divinópolis, morria Padre Libério, que ainda hoje é considerado santo por muitos devotos

Há 40 anos, no dia 21 de dezembro de 1980, morria em Divinópolis padre Libério, que até hoje é considerado santo por muitos católicos da região Centro-Oeste de Minas Gerais. Natural de Lagoa Santa, Libério Rodrigues Moreira nasceu no dia 30 de junho de 1884 e foi ordenado padre em 20 de março de 1916.

Padre Libério levou a vida propagando a fé, o amor e a bondade, enviando de maneira simples sua mensagem de caridade a todos que o procuravam. Ele exerceu o sacerdócio em Mateus Leme, Pitangui, Leandro Ferreira, Pará de Minas e Divinópolis. Em Pará de Minas, padre Libério celebrava suas missas na Igreja Nossa Senhora das Graças.

"Eu conheci o padre Libério em 1968 depois que me casei e fui morar em uma casa que fazia divisa com a dele. Naquela época eu fazia parte da Legião de Maria e as reuniões eram realizadas na Igreja Nossa Senhora das Graças. Isso me deu a oportunidade de ter uma convivência maior com ele. Quase todos os dias eu assistia à missa celebrada por ele, pois as suas palavras muito me confortavam", afirmou Maria Ruth Duarte, 76, que atribui ao padre uma graça alcançada.

"Foi no parto do meu primeiro filho. Eu tive uma gestação muito complicada, era hipertensa e o médico não havia conseguido controlar a minha pressão. Para piorar, eu não tinha dilatação suficiente para o meu filho nascer de parto normal e já havia ficado o dia inteiro no hospital sem que o médico conseguisse realizar o procedimento", afirmou Maria Ruth Duarte.

"foi neste momento que minha sogra procurou o padre Libério para lhe pedir ajuda. Ele deu a benção e falou que ela poderia ficar tranquila porque a criança iria nascer. 10 minutos depois o meu filho nasceu. O médico disse que eu e meu filho éramos heróis, mas na verdade fomos abençoados por Deus através do pedido de padre Libério", destacou Maria Ruth Duarte.

Nascida em Pará de Minas, Maria Ruth disse que conviver com padre Libério foi uma benção em sua vida. "Ele era uma pessoa que passava muita paz e serenidade. Ele era realmente uma santidade. Quando o conheci, ele já estava bem debilitado, mas continuava celebrando a missa, mesmo em outras localidades", afirmou a devota.

O corpo do padre Libério está sepultado na Igreja Matriz de Leandro Ferreira. Até hoje muitos devotos peregrinam até o local para agradecerem as graças alcançadas e fazerem novos pedidos.  A partir de milagres atribuídos a ele, já foi solicitada a sua beatificação ao Papa Francisco.

"Eu tenho certeza de que ele será beatificado. Quando recebi a notícia da morte do padre Libério fiquei muito triste porque ele era como uma pessoa de minha família. Mas me conformei rapidamente porque entendi que ele era santo e já havia completado o seu tempo na terra", destacou Maria Ruth Duarte.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#padrelibério #parádeminas #40anos #beatificação #família #graça #filho

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!