Megaoperação no Alemão e na Penha tenta prender 100 membros do Comando Vermelho; 4 morrem em confronto
Cerca de 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro realizam, nesta terça-feira (28), uma grande operação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio. A ação tem o objetivo de prender cerca de 100 integrantes do Comando Vermelho (CV).
Até o momento, 4 suspeitos morreram em confrontos com a polícia. 23 pessoas foram presas, e 4 delas estão feridas e sob custódia no Hospital Getúlio Vargas. Um policial do Bope foi atingido de raspão, e três civis ficaram feridos por balas perdidas.
A operação faz parte da Operação Contenção, que combate o avanço do CV no estado. Segundo as investigações, os chefes da facção se escondem nas comunidades da região.
Durante a ação, traficantes reagiram com tiros, barricadas em chamas e uso de drones para lançar explosivos. As forças de segurança apreenderam 10 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.
O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, afirmou que a operação foi planejada pelo governo estadual, sem apoio federal, e que o objetivo é cumprir mandados de prisão e busca contra líderes do tráfico. Cerca de 150 mil moradores vivem nas áreas afetadas.
A operação causou impactos nos serviços públicos:
-
28 escolas não abriram no Alemão e 17 na Penha;
-
5 unidades de saúde suspenderam o atendimento;
-
12 linhas de ônibus foram desviadas por segurança.
A ação, que conta com apoio do Ministério Público do Rio (MPRJ), foi planejada após um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Parte dos alvos é de outros estados, principalmente do Pará.
Participam da operação policiais civis e militares, helicópteros, blindados e veículos de demolição, com apoio de equipes médicas e de resgate.
Fonte: G1 CENTRO-OESTE