Achei Pará de Minas MG

home

Cidade

Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe equipamentos de manutenção de última geração

Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe equipamentos de manutenção de última geração

Novas máquinas vão reduzir o tempo de reparos, aumentar a precisão dos serviços e garantir mais segurança e conforto aos passageiros

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deu mais um passo importante em seu processo de modernização. Nesta quarta-feira (12/11), a concessionária Metrô BH apresentou novos equipamentos de alta tecnologia destinados à manutenção das linhas. As máquinas vão agilizar os reparos, elevar a precisão das intervenções e reforçar a segurança operacional do sistema, beneficiando diretamente os usuários.

Os dois primeiros veículos do novo pacote de investimentos — um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), fabricado no Brasil, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, de origem austríaca — representam um avanço tecnológico inédito no sistema metroviário mineiro.

“O metrô está passando pela maior transformação de sua história. Cada nova entrega reforça o nosso compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, com mais eficiência, segurança e conforto para os mineiros”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), Pedro Bruno.

Equipamentos de alta performance

O VF34 é o primeiro equipamento de grande porte incorporado em 2025 e foi totalmente adaptado às necessidades do metrô de Belo Horizonte. O veículo é utilizado em serviços de inspeção, manutenção e reparo das linhas, com destaque para sua plataforma elevatória com giro e extensão, que permite operações de alta precisão entre 4,5 e 8 metros, otimizando o trabalho na rede aérea.

Já a Máquina Socadora e Alinhadora de Via substitui métodos manuais que antes demandavam dias de execução, realizando o mesmo serviço em poucas horas, com precisão milimétrica na correção da geometria dos trilhos. O resultado é maior segurança e qualidade no transporte.

“O uso dessas novas tecnologias amplia a confiabilidade do serviço, reduz o tempo das intervenções e aumenta o conforto dos passageiros durante as viagens”, destacou o gerente de Manutenção do Metrô BH, Filipe Aquino.

Atualmente, a empresa conta com mais de 60 equipamentos de grande porte, como caminhões rodoferroviários e veículos de correção geométrica. O processo de modernização continua, com a previsão de chegada de mais sete equipamentos entre dezembro e janeiro, incluindo uma esmerilhadora de trilhos suíça e dois rebocadores de trem.

Modernização em andamento

Além da renovação da frota de manutenção, o primeiro dos 24 novos trens que irão operar no metrô da RMBH já está a caminho do Brasil. O embarque ocorreu em 31 de outubro, na cidade de Qingdao, na China, com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

Com apoio do Governo do Estado, a concessionária adiantou em dois anos o cronograma de entrega das novas composições. Os trens contam com tecnologia avançada, que proporcionará maior eficiência energética, segurança, sustentabilidade e conforto aos passageiros.

A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil em dezembro e entre em operação no primeiro semestre de 2026, marcando uma nova etapa na história do transporte metroviário mineiro.

Fonte: Agência Minas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!