Achei Pará de Minas MG

Notícia interna

Banner
Banner
Banner
Banner
Cidade

Ministério Público conseguiu na Justiça Liminar que proíbe desmatamento na Trilha do Carrapato

Ministério Público conseguiu na Justiça Liminar que proíbe desmatamento na Trilha do Carrapato

O Ministério Público de Pará de Minas, através do Promotor de Justiça Delano Azevedo, conseguiu na Justiça um liminar que proíbe a Empresa Brasileira de Urbanização Ltda (Embraurb) de desmatar a área conhecida como Trilha do Carrapato para a construção de um empreendimento imobiliário.

“A Ação Civil Pública teve como objetivos, primeiro, suspender a validade da autorização de intervenção ambiental, segundo, obrigar a empresa a recuperar o desmate que já foi autorizado no local, com cerca de um hectare, e, terceiro, determinar uma multa a título de dano moral no valor de R$ 500 mil”, afirmou Delano Azevedo.

De acordo com o promotor, o Ministério Público foi surpreendido há uns 15 dias com o deferimento de autorização de intervenção  ambiental  concedido para a Embraurb pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Oliveira. “A gente sabe que qualquer pedido de desmatamento junto ao IEF tramita por 5,6, 7 anos. Neste caso houve uma tramitação muito célere, que levantou a suspeita de possível pressão política”, destacou Delano Azevedo.

“Tanto foi uma tramitação anormal que o pedido da empresa deveria ser analisado pelo núcleo do IEF em Pará de Minas e acabou relocado para Oliveiras. Isso não é algo usual”, destacou o promotor Justiça. “Agora está suspensa a permissão da empresa e qualquer intervenção que ocorra naquele local relacionado a desmatamento é ilegal e está sujeita a multa diária”, ressaltou Delano Azevedo.

O Promotor de Justiça informou que a ação do Ministério Público foi ingressada contra o IEF e a pessoa jurídica Embraurb. “Existem áreas suficientes para loteamento naquela região sem a necessidade de desmatamento. A Trilha do Carrapato conta ainda com espécies ameaçadas de extinção e o Ministério Público vai continuar atento para intervir”, declarou Delano Azevedo.

A Trilha do Carrapato fica localizada em uma área de aproximadamente 21 mil hectares próxima do bairro Dona Flor. O local é utilizado pela população para a prática de caminhada, corrida, trilha, andar de bicicleta e passear com a família. A notícia de que uma empresa estava derrubando árvores no local para a construção de um empreendimento imobiliário causou indignação na população, que cobrou uma ação efetiva do poder público.

“Entendemos o clamor da população, mas o Ministério Público estava concluindo a Ação Civil Pública e levantando os últimos relatórios dos boletins de ocorrência. Agora entremos com esta ação e fica suspensa qualquer intervenção na área em função desta decisão judicial que foi concedida”, completou Delano Azevedo.

A Embraurb havia convocado para esta terça-feira (16) uma entrevista coletiva para falar sobre o assunto, mas ela acabou sendo adiada. Em seu lugar, a empresa divulgou uma nota à população esclarecendo sobre a situação. A Embraurb destacou que há 8 anos a empresa adquiriu a Fazendo dos Maias, onde fica localizada a reserva ambiental da Trilha do Carrapato.

“Em conjunto com biólogos, engenheiros ambientais, instituições de preservação e promoção do meio ambiente e a chancela do IEF chegou-se à conclusão que dos 308 hectares da Fazenda dos Maias apenas oito poderão ser suprimidos e utilizados. Além disso, em consonância com o desenvolvimento ambiental, serão feitos no local praças e avenidas dentro da legalidade e em conformidade com a legislação ambiental e urbanística”, destacou um trecho da nota.

A Embraurb ressaltou ainda na nota que irá reflorestar a Fazenda dos Maias com o plantio de 25 mil mudas de árvores e que conta com biólogos especializados em manejo da fauna local para acompanhar as espécies animais para uma reserva. Por fim, a empresa destacou que a Trilha do Carrapato, mesmo sendo uma área particular, vai permanecer inalterada e livre de qualquer descaracterização.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas

#ministériopúblico #trilhadocarrapato #açãocivilpública #promotordejustiça #delanoazevedo #empresa #empreendimentoimobiliário #embraurb

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!