Novas diretrizes mudam manobras de desengasgo em bebês, crianças e adultos
A American Heart Association (AHA) atualizou, em outubro de 2025, suas diretrizes de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP). As novas regras mudam o passo a passo das manobras de desengasgo e substituem as orientações de 2020.
Agora, para crianças e adultos conscientes, o protocolo recomenda alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich). Antes, o indicado era iniciar diretamente pelas compressões.
Nos bebês com menos de 1 ano, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, feitas com a base da mão, até o objeto ser expelido ou até a perda de consciência. As compressões abdominais continuam proibidas nessa faixa etária, pois podem causar lesões internas.
As mudanças têm como objetivo aumentar a eficácia das manobras e reduzir o risco de ferimentos. Segundo a AHA, quase 40% das paradas cardíacas infantis fora do hospital estão ligadas a asfixia ou obstrução das vias respiratórias.
A entidade reforça que, em qualquer idade, é necessário chamar o SAMU (192) se a pessoa não conseguir respirar, tossir, falar ou desmaiar.
Fonte: G1 CENTRO-OESTE