Cidade

Ong ambiental faz campanha para conscientizar a população sobre a forma correta do acondicionamento dos lixos contendo materiais de uso contra a Covid-19

Ong ambiental faz campanha para conscientizar a população sobre a forma correta do acondicionamento dos lixos contendo materiais de uso contra a Covid-19

A Associação Ama Pangeia Amigos do Meio Ambiente iniciou nessa sexta-feira (26) uma campanha de conscientização da população de Pará de Minas sobre a forma correta do acondicionamento dos lixos que foram utilizados na higienização de pacientes com a Covid-19 no município.

“Como uma ong ambiental passamos a questionar sobre como está sendo o acondicionamento destes resíduos. Fomos informados que dos funcionários que trabalham na coleta de lixo, um morreu da Covid-19, uma está internada e oito estão contaminados em casa”, ressaltou o presidente da Associação Ama Pangeia, Kenedy Antônio dos Reis.

“Mesmo não fazendo parte do plano nacional de vacinação, os garis são profissionais que também estão na linha de frente de combate ao Covid-19. Se eles ficarem doentes, correremos o risco do acumulo de lixo, o que pode trazer outras doenças graves, como leishmaniose e a leptospirose”, destacou Kenedy.

A Associação Ama Pangeia alerta para ações simples, como o acondicionamento de máscaras, lenços e luvas dentro de um saco, que deve ser fechado sem ar e pulverizado com água sanitária. “A nossa campanha já conta com a participação de importantes segmentos da sociedade de Pará de Minas, como o Rotary, a Fapam e o autor e diretor Rony Morais”, ressaltou Kenedy.

O presidente da Ama Pangeia destacou ainda que a associação está trabalhando para fazer uma campanha de conscientização da população sobre o despejo de materiais inorgânicos, como garrafas, isopor, alumínio, vidro e plástico, que são jogados na rede de esgoto.

“Estes materiais demoram a se decompor na natureza. Mas, o que talvez a população de Pará de Minas não saiba é que temos aqui uma empresa que recolhe estes materiais, os transforma em pó e depois revende para a confecção de outros produtos”, completou Kenedy.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Kenedy Reis (arquivo pessoal)

#garis #parádeminas #campanha #acondicionamento #lixo #materialcombateàcovid19 #amapangeia


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!