OSB completa um ano de presença física nas reuniões da Câmara Municipal
Apesar das medidas preventivas de distanciamento social tomadas para o combate à Covid-19, o Observatório Social (OSB) de Pará de Minas está completando um ano de acompanhamento presencial das reuniões plenárias realizadas na Câmara Municipal.
Em texto publicado no site do OSB, o presidente Carlos Daniel de Souza destacou a necessidade do Observatório monitorar de forma mais abrangente as ações praticadas pelos vereadores. Até então, a entidade comparecia periodicamente na Câmara e complementava as informações com vigilância permanente ao Portal da Transparência.
Todas as vezes que entendia ser necessário, o OSB encaminhava ofício à Câmara ou recorria a outros órgãos, a exemplo do Ministério Público. Mas foi na tramitação do projeto que tratava de uma emenda impositiva que a direção do Observatório entendeu a necessidade de estar mais presente nas reuniões plenárias.
“Assistindo às reuniões, temos a oportunidade de acompanhar a conduta de cada vereador, suas manifestações a respeito de temas variados e, principalmente, a preparação deles em relação ao cargo que é de suma importância, afinal a Câmara representa diretamente a população”, declarou Carlos Daniel.
O presidente ainda destacou outro importante papel da Câmara, lembrando que tudo que diz respeito à coletividade passa por lá. “Obras, educação, saúde e todos os demais assuntos que devem ser tratados na gestão pública aparecem nas reuniões. Precisamos acompanhar isso mais de perto”, afirmou Carlos Daniel.
No texto publicado no site, o presidente do OSB declarou que a presença da instituição ainda não é bem aceita por alguns vereadores. Carlos Daniel vê uma certa resistência daqueles que ainda enxergam o Observatório como uma entidade que veio para rivalizar com a classe política.
Sua expectativa é que a consciência desses vereadores melhore com o passar do tempo. Afinal, o Observatório Social tem desenvolvido um trabalho muito importante em Pará de Minas, defendendo muito bem os interesses da sociedade civil organizada e continuará cada vez mais firme nesse propósito.
Fonte: Observatório Social do Brasil
Foto: Achei Pará de Minas