Policial Militar salva bebê engasgada enquanto aguardava elevador em Divinópolis
O policial estava no bairro Bom Pastor, em um edifício onde seu apartamento passa por reformas. Após visitar a obra, por volta das 12h20, ele se dirigia à saída do prédio e aguardava o elevador no andar onde se encontrava.
Em entrevista ao portal g1, o cabo relatou que ouviu um ruído vindo do elevador e, num primeiro momento, imaginou tratar-se de um defeito no equipamento. Quando as portas se abriram, deparou-se com a mãe da criança, Raquel Alvarenga Costa Feliciano, acompanhada da avó da bebê. Ambas estavam em estado visível de desespero.
A mãe prontamente entregou a filha nos braços do policial, que iniciou de imediato a manobra de Heimlich — técnica utilizada para desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgo.
"Jamais havia aplicado essa manobra em alguém. Estou na Polícia Militar há nove anos. Quando aprendi o procedimento durante o curso de formação, cheguei a me questionar se seria capaz de realizá-lo na prática. Graças a Deus, tudo correu bem", relatou Lucas.
Após alguns instantes de aplicação da técnica, as vias respiratórias da criança foram liberadas e ela voltou a respirar normalmente, começando a chorar. Em seguida, o cabo devolveu a bebê à mãe.
De acordo com o policial, a família reside no andar superior e, ao perceber que a criança estava engasgada, a mãe tentou levá-la até um médico que também vive no edifício, em outro andar. No entanto, como o cabo já havia chamado o elevador, o equipamento parou no andar onde ele se encontrava, possibilitando o encontro que resultou no salvamento da criança.
Fonte: g1 centro-oeste