Prefeitos de cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Brumadinho cobram da Vale ações de recuperação da bacia e pagamento de indenizações
Prefeitos de cidades atingidas pelo rompimento da barragem de Brumadinho se reuniram nessa terça-feira (15) em Betim e cobraram da Vale ações efetivas de recuperação da bacia do Rio Paraopeba e o pagamento da verba de indenização diretamente aos municípios prejudicados pela tragédia.
Os prefeitos pretendem fazer uma moção de repúdio ao governador de Minas, Romeu Zema, reivindicando o repasse direto de R$ 2,5 bilhões do termo assinado com a Vale. Já tem um ano que a mineradora firmou um acordo judicial se comprometendo a repassar R$ 37,68 bilhões ao Estado para reparar os danos coletivos causados pelo rompimento da barragem.
No documento os municípios vão pedir ainda que o valor destinado a cada município seja dobrado. Cada prefeitura reivindica ainda a liberdade de poder destinar a verba à execução de projetos municipais. A moção de repúdio será encaminhada ainda nesta semana ao governo de Minas e à Vale.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Reprodução da Internet
#prefeitos #barragemdebrumadinho #governodeminas #mineradoravale #moçãoderepúdio #repassedireto #documento #destinarverba #projetosmunicipais