Achei Pará de Minas MG

Notícia interna

Banner
Banner
Banner
Banner
Cidade

Prefeitura de Pará de Minas interdita pontos de coleta de água imprópria para consumo

Prefeitura de Pará de Minas interdita pontos de coleta de água imprópria para consumo

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a interdição de diversos pontos de coleta de água provenientes de poços artesianos, minas e nascentes utilizados pela população para consumo próprio.

A medida foi tomada após avaliação técnica e análises laboratoriais realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), que identificaram contaminação microbiológica nas amostras de água, com presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli. A detecção desses micro-organismos indica contaminação fecal, tornando a água imprópria para o consumo humano e podendo causar doenças gastrointestinais, como diarreia e vômitos, além de infecções mais graves.

Foram interditados os seguintes locais: o poço artesiano da Rua Raquel Ferreira, nº 299, no Bairro Raquel; o poço da Rua Silvínio Olímpio, em frente ao nº 452, situado entre os bairros São Cristóvão e Santos Dumont; e o poço localizado às margens da Rodovia MG-431, na entrada do Bairro Padre Libério.

Nesses pontos, serão removidas todas as estruturas que possibilitam a captação de água, como canos e torneiras, e instaladas placas de sinalização, informando a interdição devido à impropriedade da água para consumo humano.

Em uma segunda etapa da operação, a ação será estendida aos pontos de coleta de água em minas naturais do município, uma vez que essas fontes não recebem nenhum tipo de tratamento antes do uso pela população.

A seguir, estão disponíveis os áudios das entrevistas concedidas pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Gilberto Denoziro, pelo coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Douglas Duarte, e pelo secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Kenede Reis.

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!