Cidade

Prefeituras de Varginha e Guaxupé resolvem não aderir à Onda Roxa do programa Minas Consciente estabelecida pelo governo do Estado

Prefeituras de Varginha e Guaxupé resolvem não aderir à Onda Roxa do programa Minas Consciente estabelecida pelo governo do Estado

As prefeituras de Varginha e Guaxupé, ambas no Sul de Minas, resolveram não aderir à Onda Roxa do programa Minas Consciente, medida que foi imposta pelo governo do Estado a todos os 853 municípios a partir desta quarta-feira (17). A informação foi divulgada pelo O Tempo.

Em coletiva de imprensa na tarde dessa terça-feira (16), o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, disse que a determinação estadual não se enquadra ao município. "Nós não vamos fazer parte da Onda Roxa. Preferimos continuar com o nosso trabalho focado naquilo que nós estamos fazendo, com muita consciência. Nós vamos apertar o cinto, mas com muita cautela. Dando oportunidade para que a nossa economia possa caminhar", afirmou o Melo.

Em decreto, o prefeito de Varginha fez alterações quanto ao funcionamento das atividades. Shoppings e comércio não vão funcionar aos sábados e domingos. Bares e restaurantes funcionam até às 20h de forma presencial e, após às 20h, só delivery. Supermercados, que antes funcionavam até às 22h, só poderão abrir até às 20h.

Em Guaxupé, de acordo com o vice-prefeito e secretário municipal, Rodrigo Borges, disse que ficou entendido que o governo do Estado fez uma recomendação, não uma determinação. "O Romeu Zema fez uma deliberação. No nosso entendimento é diferente de um decreto, pois é uma sugestão. Pensamos muito na situação de Guaxupé", disse Borges.

"Olhando para as ações que nós já tomamos no passado, principalmente para a situação que vivemos no município hoje, preocupados com a saúde pública e também com o nosso comerciante, entendendo que ele não é culpado pela disseminação do vírus. Nós vamos manter o decreto que a prefeitura de Guaxupé colocou em prática nessa segunda-feira (15)", disse o vice-prefeito.

No município, os estabelecimentos comerciais não essenciais, como comércio varejista, bares, restaurantes e outros podem funcionar até às 22h. Conforme o documento, as medidas sanitárias a serem tomadas deverão seguir a onda vermelha do plano. A prefeitura de Bom Sucesso, no Centro-Oeste de Minas, foi pelo mesmo caminho.

Em decreto, o Executivo municipal permitiu o atendimento presencial do comércio e a realização de cultos religiosos. Uberlândia, no Triângulo, continua sem inclusão no Minas Consciente e segue regras próprias. A reportagem de O Tempo destacou que a determinação de colocar todos os municípios na Onda Roxa foi tomada pelo Poder Executivo estadual, não cabendo aos municípios a autonomia para não aderir. 

Fonte: O Tempo

Foto: Reprodução da Internet

#prefeituras #varginha #guaxupé #ondroxa #nãoaderir #decretospróprios

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!