Cidade

Santanense divulgou nota garantindo que não há danos estruturais que comprometam a barragem de Carioca

Santanense divulgou nota garantindo que não há danos estruturais que comprometam a barragem de Carioca

A Companhia de Tecidos Santanense, proprietária da Usina Carioca, divulgou nessa segunda-feira (24) uma nota garantindo que não há danos estruturais que comprometam a barragem. De acordo com a empresa, “como as chuvas cessaram na região e a cheia natural do rio São João está diminuindo não há risco de ruptura da barragem e, por essa razão, o nível vermelho de emergência (nível 3) foi reduzido para o nível amarelo de atenção (nível 1).”

Com as fortes chuvas que caíram em Pará de Minas e região no início deste ano, a barragem de Carioca transbordo e sofreu uma erosão nas laterais e uma fratura no duto principal. Moradores dos municípios de Onça do Pitangui, Conceição do Pará e Pitangui precisaram ser retirados de suas casas devido a possibilidade de rompimento da estrutura. O local continua sendo monitorado pela Defesa Civil e, por enquanto, as famílias continuam sem poder voltar para as suas residências.

Por causa do problema com a barragem, o Ministério Público de Minas Gerais, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Pitangui, ajuizou um pedido de suspensão das atividades da Santanense. A ação pede que a empresa suspenda a exploração dos recursos hídricos e de geração de energia elétrica no local, até que sejam adotadas medidas necessárias para assegurar a estabilidade e segurança da barragem de Carioca.

Na nota divulgada nesta semana, a Santanense destacou que vai “continuar com o monitoramento da barragem mantendo o seu compromisso com a segurança, prevenção e transparência dos fatos e comunicando qualquer informação relevante ao barramento.” A situação da usina do Carioca também está sendo investigada pela Polícia Civil de Pará de Minas que abriu um inquérito para verificar se não houve crime ambiental.

Texto: Antônio Anderson

Imagem: Reprodução / Santanense

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

#companhiadetecidossantanense #usinacarioca #danosestruturais #barragem #nívelvermelho #nívelamarelo #chuvas #parádeminas #erosãonaslaterais #fraturanoduto #moradores #ministériopúblico #promotoriadejustiçaemeioambiente #suspensãodasatividade #recursoshídicros #energiaelétrica #medidas

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!