Secretaria de Saúde alerta população de Pará de Minas sobre período crítico da febre maculosa
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas reforça o alerta à população quanto aos cuidados necessários durante o período de maior incidência da febre maculosa, que se estende até o mês de novembro. A região macro-oeste de Minas Gerais, da qual o município faz parte, é atualmente a mais atingida pela enfermidade no estado.
A febre maculosa é uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida de animais para seres humanos, causada por bactérias do gênero Rickettsia, que são transmitidas principalmente por meio da picada do carrapato-estrela infectado. Esse vetor é comumente encontrado em áreas onde há a presença de animais domésticos, como cães e cavalos, ou de animais silvestres, como a capivara.
De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal, os principais sintomas da doença incluem febre repentina, dores de cabeça e nas articulações, prostração (fraqueza intensa) e o surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo, que podem estar associadas às picadas do carrapato. Diante da manifestação desses sinais, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica. A profissional ressalta que o início rápido do tratamento é fundamental para evitar a progressão da doença para quadros mais graves.
A rede municipal de saúde está preparada para realizar atendimentos clínicos, oferecer o tratamento adequado e prestar as orientações necessárias à população.