Achei Pará de Minas MG

home

Banner
Banner
Banner
Banner
Cidade

Trabalho infantil em fábricas de calçados afasta mais de 100 menores em MG

Trabalho infantil em fábricas de calçados afasta mais de 100 menores em MG

Uma operação em Nova Serrana e Perdigão, no Centro-Oeste de Minas, identificou 107 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em 65 fábricas de calçados. Do total, 23% haviam abandonado a escola, e 12% não informaram sua situação escolar.

Casos graves foram registrados, como o de um jovem de 16 anos que trabalhava das 7h às 17h e havia deixado os estudos há três anos, e o de uma adolescente de 15 anos, que largou a escola há dois anos para operar uma prensa pneumática — atividade proibida para sua idade.

As condições de trabalho incluíam jornadas exaustivas, exposição a produtos tóxicos, ruídos elevados, operações com máquinas perigosas e esforço físico repetitivo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), esses fatores prejudicam o aprendizado e aumentam a evasão escolar.

As empresas envolvidas, cujos nomes não foram divulgados, serão autuadas.

A auditora fiscal Ísis Freitas Oliveira afirmou que os casos vão além de uma infração: mostram a interrupção da infância. “O tempo de estudar e brincar foi substituído pelo cheiro forte da cola e por tarefas repetitivas”, disse.

🔎 A lei brasileira proíbe o trabalho de menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, mas sem riscos à saúde e segurança.

Fonte: G1 Centro-Oeste

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!