Interessa

Projetos Diversidade e Transformação são desenvolvidos em Pará de Minas com o objetivo de promover empatia e igualdade para a população LGBT

Projetos Diversidade e Transformação são desenvolvidos em Pará de Minas com o  objetivo de promover empatia e igualdade para a população LGBT

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia e com o objetivo de promover empatia e igualdade para a população LGBT, a prefeitura de Pará de Minas criou os projetos Diversidade, associação criada em 2019, e Transformação, de 2020.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Transformação funciona no terceiro andar da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade e promove não só a atenção à saúde, mas também a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

De acordo com matéria publicada no site da prefeitura de Pará de Minas, o projeto Transformação conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médico generalista, enfermeiro, assistente social e psicólogo. Os atendimentos são feitos por meio do encaminhamento da pessoa por alguma unidade de saúde do Município ou por demanda espontânea da pessoa interessada. Nesse caso, o próprio paciente poderá procurar a UBS e agendar o atendimento.

O Transformação também auxilia os familiares do público alvo que necessitem de algum suporte e capacita profissionais de todas as unidades da rede municipal de saúde para atendimento às necessidades específicas do público LGBTQIA+. De acordo com o psicólogo Marcelo Guaraciaba, responsável pelo serviço, o dia 17 de maio foi escolhido para a celebração, pois neste dia, no ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças.

“A partir desta data, a homossexualidade passou a ser considerada não uma doença, mas simplesmente uma forma de expressão da sexualidade humana”, ressaltou Marcelo Guaraciaba, em entrevista ao site da prefeitura.

A data passou a ser celebrada como o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que não são apenas os homossexuais que sofrem preconceito. “Outras variações da sexualidade também sofrem. Por isso, em 2004, esse termo foi expandido e colocou-se outras siglas, tornando-se o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia”, afirmou Marcelo Guaraciaba.

Fonte e foto: Site da Prefeitura de Pará de Minas

#transformação #diversidade #parádeminas #atendimento #ubs #prefeitura #lgbtfobia #homossexualidade #formadeexpressão homofobia

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!