Achei Pará de Minas MG

home

Banner
Banner
Banner
Banner
Interessa

Secretaria de Saúde divulgou novo protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais

Secretaria de Saúde divulgou novo protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou nessa quinta-feira (27) o novo protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais, que se aplicará ao ano letivo de 2022. Na rede estadual, as aulas começam no dia 7 de fevereiro. O protocolo foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Minas).

Uma das principais novidades do protocolo diz respeito à suspensão de aulas de turmas, que antes ocorreria quando fosse registrado mais de um caso positivo de Covid-19 em uma classe. Agora, os alunos ficarão afastados por cinco dias caso 30% dos alunos de uma mesma turma tenham a confirmação laboratorial do vírus.

O novo protocolo também revogou o escalonamento na entrada e saída dos alunos, mas mantém a recomendação de controle do fluxo para evitar aglomerações na entrada e saída dos turnos de aula. A nova versão ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento.

O documento destaca que 87,22% da população mineira já estão com o esquema vacinal completo e 25,09% já receberam inclusive a dose de reforço, e contextualiza ainda que 93,73% dos trabalhadores da educação de Minas Gerais já estavam completamente imunizados (com duas doses ou com dose única) em dezembro de 2021, o que equivale a 337.912 profissionais.

Já entre os 1.332.024 adolescentes de 12 a 17 anos no estado, 77,62% já receberam ao menos a primeira dose, e 39,80% estão com o esquema vacinal completo. O novo protocolo inclui a orientação para que os gestores das unidades escolares solicitem a apresentação do cartão de vacina a todos os pais e responsáveis com a finalidade de promover, junto à Atenção Primária à Saúde (APS), medidas informativas e educativas de prevenção de doenças imunopreviníveis.

Essa ação não está condicionada ao impedimento ao acesso ou a frequência dos alunos à escola. A alteração é benéfica, segundo Janaína Passos, pois permite identificar inclusive crianças com outros atrasos vacinais e aproxima a Atenção Primária à Saúde da escola, “Trata-se apenas de um modo de identificação de possíveis fragilidades na cobertura vacinal. A identificação permite a APS realizar buscas ativas e entender melhor a situação individual de cada aluno, bem como orientar pais e responsáveis sobre a segurança das vacinas”.

Fonte: Agência Minas

Foto: Reprodução da Internet

#secretariadeestadodasaúde #minasgerais #protocolosanitário #retornoàsaulaspresenciais #anoaletivo2022 #redeestadual #coesminas #imuopreviníveis #estudantes #alunos #escolas #turma #recomendação #documento #máscara #lavarmãos #distanciamento 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!