Barraca da Vera expõe lindos produtos afro
Quem passa pela tradicional Praça Padre José Pereira Coelho nos fins de semana, se depara com a tradicional feira da Arte Pam. Conceituada por reunir diversos artesãos e pequenos produtores, a Feira vem passando por uma grande transformação. A começar pela padronização das barracas, conquista que foi possível com a ajuda de Prefeitura Municipal de Pará de Minas com uma verba de subvenção no valor de R$15.000,00 que aliada aos R$8.000,00 que a associação já tinha em caixa, foram compradas 46 barracas para o artesanato. Já o Deputado Estadual Carlos Viana fez a doação de mais 10 barracas para a alimentação.
No sábado (19) estivemos conferindo o trabalho da Vera, que expõe em sua barraca uma vasta linha de produtos que vem da cultura Africana. " Eu comecei a trabalhar na feira justamente por usar muitos turbantes e o pessoal sempre me perguntava aonde eu comprava. Foi quando pesquisei e vi que em nossa cidade não tinha sabe, as estampas mesmo que eu trabalho são todas importadas diretamente da África."
A artesã nos contou que uma parte de sua produção é exclusividade: " As estampas importadas como a Samakaka, trazem consigo uma ideia, tendo como base a combinação das cores, mas na maioria das vezes elas não vem idêntica uma a outra. Ou seja se passarem aqui e gostarem de algo, aproveitem e leve porque na outra semana pode não ter."
*Samakaka é um tecido tradicional dos Muíla, povos do sul de Angola, embora seja produzida numa variedade de combinações de cores, a estampa Samakaka mais tradicional e no preto, vermelho e branco, as cores da bandeira angolana. A feirinha da Arte Pam em breve trará varias novidades, fiquem por dentro de suas redes sociais e se surpreenda.


