Minas Gerais alcança avanço histórico na alfabetização e ultrapassa a média nacional
Esse desempenho posiciona Minas Gerais como o melhor estado da Região Sudeste e o terceiro com melhor resultado no Brasil, ficando atrás apenas do Ceará (85,31%) e de Goiás (72,74%).
Outro destaque do estado foi a erradicação do percentual de estudantes no nível mais baixo de proficiência, além da ampliação expressiva dos índices nos níveis considerados recomendados e avançados. Na prática, isso significa que mais crianças estão desenvolvendo, no tempo adequado, as competências essenciais de leitura e escrita.
O crescimento de 12,26 pontos percentuais em comparação com 2023 foi o maior registrado entre todas as unidades da federação. A taxa de participação, de 88,85%, contribui para a credibilidade e a representatividade dos dados obtidos.
“Esse resultado é fruto dos investimentos históricos que estamos realizando na educação dos mineiros: mais de 2,5 mil escolas foram reformadas, aumentamos em mais de 2.000% os recursos destinados à merenda escolar e fortalecemos o Projeto Leitura e Escrita, que revitaliza bibliotecas, distribui livros e estimula o hábito da leitura em todo o estado”, destacou o governador Romeu Zema.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou que os dados evidenciam a eficácia do planejamento e da execução integrada das políticas educacionais, em colaboração com os municípios.
“A alfabetização é o alicerce da trajetória escolar, e estamos colhendo os frutos de um trabalho contínuo e estruturado. Superar a meta nacional e figurar entre os três melhores desempenhos do país demonstra que Minas está no caminho certo. Esse avanço é mérito de nossos professores e do investimento constante em leitura e escrita desde os primeiros anos da educação básica.”
Superação de metas e melhoria da aprendizagem
O desempenho de Minas Gerais não apenas superou a meta nacional, como também ultrapassou a meta estadual prevista para 2026. O estado consolidou-se como referência nacional na recomposição das aprendizagens, com destaque para a redução significativa do número de estudantes nos níveis intermediários e o avanço para os níveis ideais de desempenho.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, os resultados refletem decisões estratégicas e investimentos consistentes.
“A alfabetização é a base de todo o processo educacional. Optamos por investir em formação docente, em materiais pedagógicos de qualidade, na melhoria da infraestrutura e na gestão das unidades escolares. O êxito de Minas demonstra que, com comprometimento e cooperação entre o Estado e os municípios, é possível assegurar o direito à aprendizagem a todas as crianças”, afirmou.
Desempenho regional e nacional
Minas Gerais também se destacou no comparativo regional. Com 72,07% de alunos alfabetizados, o estado liderou o desempenho da Região Sudeste, à frente do Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).
No cenário nacional, o estado ficou atrás apenas do Ceará e de Goiás, sendo o único dos três primeiros colocados a superar sua própria meta estadual e apresentar o maior crescimento percentual no período.
Ações estruturantes e políticas públicas eficazes
O avanço significativo obtido por Minas é resultado de um conjunto de ações planejadas que reforçaram o compromisso com a aprendizagem desde os primeiros anos da vida escolar. Em 2024, o Governo do Estado destinou R$ 19,2 bilhões à educação pública — o maior investimento da história do estado na área.
Dentre as iniciativas de destaque, está o Projeto de Leitura e Escrita, responsável pela revitalização de bibliotecas escolares, distribuição de acervos literários e fomento à cultura leitora em toda a rede estadual. A formação continuada dos professores alfabetizadores e o uso de materiais pedagógicos específicos também foram determinantes para o fortalecimento das práticas em sala de aula.
Adicionalmente, o estado promoveu melhorias no transporte escolar, na infraestrutura das escolas e no modelo de gestão educacional. O regime de colaboração com os municípios, oficializado por meio de parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), ampliou o apoio técnico e pedagógico às redes locais, contribuindo para o alcance dos resultados.