Esportes

Secretário de Esportes confirma presença das seleções juvenil e júnior de handebol do Brasil em Pará de Minas

Secretário de Esportes confirma presença das seleções juvenil e júnior de handebol do Brasil em Pará de Minas

Pará de Minas recebeu na última sexta-feira (18) um ofício enviado pela Confederação Brasileira de Handebol propondo uma parceria para a realização de eventos esportivos da modalidade. Sobre o assunto, o vice-prefeito e secretário municipal de Esportes, Paulo Francisdale, confirmou à reportagem do Achei Pará de Minas a presença das seleções brasileiras juvenil e júnior no município entre os meses de abril e junho deste ano.

“Pará de Minas tem uma tradição no handebol, inclusive com atletas nascidos no município que foram para as seleções masculina e feminina, como a Tamires Aniele e a Ana Resende, campeã Pan-Americana pelo Brasil, e o João Vitor Rezende”, ressaltou Paulo Francisdale, que tem uma ligação forte com o handebol em Pará de Minas, onde trabalhou como professor de educação física na formação de atletas.

“O Sesi desenvolvia um projeto para trabalhar com crianças e adolescentes com potencial esportivo e eu era um dos professores. O handebol foi o carro chefe naquele momento e por conhecer o potencial do município para este esporte, a Confederação Brasileira nos convidou para esta parceria”, declarou Paulo Francisdele. De acordo com o secretário, a vinda das seleções brasileiras de handebol vai ajudar a impulsionar ainda mais o esporte no município.

“Eles vão poder conhecer a nossa estrutura na Praça de Esportes e ao mesmo tempo teremos a oportunidade de fomentar o nosso turismo esportivo e dar mais um passo para atingir a meta de tornar Pará de Minas a capital mineira do esporte”, afirmou o secretário de Esportes. Paulo Francisdale destacou ainda a intenção da prefeitura de fortalecer outras modalidades esportivas, como o xadrez e o judô.

“O xadrez permite um grande ganho cognitivo e auxilia o praticante em questões como atenção e raciocínio de pensamento. Ele já é praticado em escolas de Pará de Minas e será uma modalidade neste ano nos Jogos Estudantis. Em relação ao judô, firmamos uma parceria com a Liga Mineira e já temos eventos previstos para serem realizados no nosso município este ano”, disse o secretário.

De acordo com Paulo Francisdale, a prefeitura também está atenta a modalidades mais conhecidas, como futebol, futsal e vôlei. “São esportes importantes e que também precisam ser fomentados. Também temos os praticantes da bike, das trilhas, do skate, os que pedalam, nadam e correm. Todas estas modalidades precisam de nossa atenção e estamos buscando alternativas para fazer um calendário de eventos”, ressaltou Paulo Francisdale.

Para este ano, o secretário destacou que a prefeitura tem um orçamento previsto de R$ 3 milhões para investimentos no esporte. “A nossa ideia é de fazer mais de 300 eventos esportivos. Teremos a volta dos Jogos Estudantis de Pará de Minas (Jepam) e ainda faremos o Jepamzinho”, destacou Paulo Francisdale, que convocou os empresários do município a também participarem dando aporte financeiro.

“O marketing positivo institucional é muito barato para o grande ganho e exposição da marca. E nós convocamos os empresários para que sejam os nossos parceiros de forma a ampliar a prática do esporte em todas as suas modalidades em Pará de Minas”, afirmou Paulo Francisdale. O secretário também comentou sobre o futebol no município e disse que o esporte precisa voltar a se desenvolver, principalmente através da valorização das categorias de base.

“Para que possamos voltar a ter clubes fortes é preciso trabalhar a base. Podem ter certeza de que se fizermos uma competição com dez times formados por crianças e adolescentes vamos tirar ao menos um atleta com talento de cada equipe. Nós temos o futebol amador, mas quantos atletas de base estão atuando nestes times?“, ressaltou o secretário.

“Sabemos que precisamos dar apoio para as Ligas e aos eventos de futebol através do fornecimento da estrutura e da logística, mas sem nos esquecermos também das escolinhas de base, que podem proporcionar a oportunidade para que estes atletas possam ser vistos”, declarou Paulo Francisdale.

“Mais uma vez eu ressalto, se não tivermos a visão sobre a importância de investimento no esporte não vamos colher frutos. Já começamos este trabalho no ano passado, quando de agosto a dezembro passaram por Pará de Minas 5 mil turistas esportivos.  As pessoas ficam dois ou três dias no município e conhecem a nossa gastronomia e pontos turísticos. Isso traz divisas”, finalizou o secretário.

Texto: Antônio Anderson

Foto: Achei Pará de Minas e da Secretaria de Esportes (quadra)

#secretariadeesportes #secretário #paulofrancisdale #handebol #futebol #fustal #vôlei #empresários #fomentar 

                                                    (Quadra onde as seleções brasileiras de handebol devem treinar)

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!