Governo de Minas lança plataforma digital que agiliza compras públicas em até 80%
O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta terça-feira (4/11), uma nova plataforma de marketplace para compras públicas, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A ferramenta promete reduzir em até 80% o tempo das aquisições, além de aumentar a transparência, a competitividade e melhorar a gestão de contratos. O lançamento ocorreu na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), com a presença de gestores públicos e fornecedores.
A Fhemig é o primeiro órgão a usar o sistema, com um edital permanente de pré-qualificação para curativos hospitalares, que cria um catálogo de produtos avaliados e disponíveis a qualquer fornecedor credenciado. O modelo será estendido a outros materiais e órgãos estaduais.
Integrada ao Portal de Compras MG, a plataforma permite acompanhar todo o processo — do credenciamento ao pagamento — e traz previsibilidade e agilidade às demandas do governo.
Segundo o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias, a ferramenta moderniza a relação entre Estado e fornecedores:
“Processos que antes levavam de sete a oito meses agora poderão ser concluídos em cerca de 20 dias.”
O sistema funciona de forma automatizada e transparente, em que vence quem oferece o menor preço, sem burocracia.
O modelo se baseia no conceito de mercados fluidos, previsto na Nova Lei de Licitações, que permite o uso de mecanismos dinâmicos, como o marketplace, para itens com variação constante de preço e oferta.
A Fhemig comprovou essa dinâmica ao analisar cerca de 1 milhão de notas fiscais de produtos hospitalares e tornou-se a primeira instituição estadual a lançar um edital de pré-qualificação.
“A plataforma garante rapidez, transparência e competitividade, beneficiando tanto o serviço público quanto as empresas”, afirmou Henrique Breguez, diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fhemig.
A expectativa é que, a partir da segunda quinzena de dezembro, as compras de materiais médico-hospitalares sejam feitas totalmente pela nova plataforma. A experiência será apresentada no Rio Health Forum, entre 5 e 7 de novembro, no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Minas