Nacional

Estatísticas do Atlas da Violência 2020 reforçam número de casos de violência no país contra os negros

Estatísticas do Atlas da Violência 2020 reforçam número de casos de violência no país contra os negros

A morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, por dois seguranças do Carrefour de Porto Alegre, reforça as estatísticas do Atlas da Violência 2020, que é publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados coletados entre 2008 e 2018. De acordo com o levantamento, os negros representam 75,7% das vítimas de homicídios no Brasil.

Para cada branco, amarelo e indígena assassinado, são mortos 2,7 negros no país. As negras representaram 68% do total das mulheres assassinadas no Brasil, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes de 5,2. Quase o dobro quando comparada à de mulheres não negras.

Outro dado que chama a atenção é que, no período pesquisado, os homicídios contra negros subiram 11,5%, enquanto os assassinatos de pessoas de outras etnias caíram 12,9%. A pesquisa mostrou que em Minas Gerais a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes é de 19,9 para negros e 9,9 para não negros. 

O estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicado em 2019 pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou que no mercado de trabalho, 68,6% dos cargos de gerência são ocupados por brancos, contra 29,9% de pretos e pardos.

Na distribuição de renda, o mesmo levantamento aponta que, entre as pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza (com menos de R$29,59 por dia), 15,4% são brancos e 32,9% são negros. A taxa de analfabetismo (de pessoas com mais de 15 anos) entre brancos é de 3,9%, enquanto a de negros é de 9,1%. Entre os deputados federais eleitos em 2018, 75,6% se autodeclaram brancos e 24% se consideram pretos e pardos.

Texto: Antônio Anderson (com informações do Atlas da Violência 2020, que é publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Foto: Reprodução da Internet

#negros #estatísticas #brasil #atlasdaviolência #levantamento #mortos #homicídios #assassinatos #ibge #cargos


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!