Nacional

Pagamento do auxílio inclusão começa neste dia 1º de outubro

Pagamento do auxílio inclusão começa neste dia 1º de outubro

A partir desta sexta-feira (1º) os trabalhadores do Benefício de Prestação Continuada (BPC) começam a receber o auxílio inclusão no valor de R$ 550,00. Este auxílio tem como objetivo estimular pessoas com deficiência moderada ou grave a deixarem de receber o BPC para entrarem no mercado de trabalho. Quando o trabalhador consegue o benefício ele fica impossibilitado de acumular os valores pagos pelo BPC e pelo auxílio inclusão.

Para ter direito ao auxílio o trabalhador precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, ser segurado da Previdência Geral ou Regime Próprio para Servidores, ser beneficiário do BPC, ter conseguido um emprego com carteira assinada e receber uma remuneração de, no máximo, dois salários mínimos.

O benefício pode ajudar a custear os gastos com transporte e alimentação no trabalho, além de prováveis medicações e insumos que o cidadão precise usar. O auxílio inclusão deve contemplar cerca de 76 mil cidadãos até o mês de junho de 2022. 

Os trabalhadores que se enquadrarem nos critérios básicos devem se dirigir a um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e se inscrever no CadÚnico. Concluída esta etapa, é preciso dar entrada no pedido do BPC. Este procedimento pode ser feito pelo portal Meu INSS.

Texto: Antônio Anderson (com Agências)

Foto: Reprodução da Internet

#trabalhadores #bpc #auxílioinclusão #pessoascomdeficiênciamoderadaougrave #mercadodetrabalho 


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!