Nacional

Pandemia da Covid-19 vai impactar contratos das mensalidades das escolas em 2021

Pandemia da Covid-19 vai impactar contratos das mensalidades das escolas em 2021

Diante das incertezas que permanecem por causa da pandemia da Covid-19, as escolas privadas de todo o país estão prevendo um ano de 2021 com muitos cuidados em um possível ensino presencial e ainda com oferta de ensino remoto de forma parcial ou integral, mesmo que para parte dos estudantes. Todos esses fatores têm impacto nos novos contratos e nos reajustes das mensalidades. 

“É um processo muito complexo”, disse o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Ademar Batista Pereira. “Se tiver uma segunda onda da doença? Se não tiver vacina? A gente vai ter que fazer o que é possível. Não é possível fazer o que a gente fez em 2019, assinar um contrato com aula presencial e pronto, a gente tinha uma espécie de planejamento", declarou Ademar Pereira.

De acordo com o presidente da Fenep, hoje ninguém tem nenhum planejamento e quem disser que tem está mentindo. Neste ano, as escolas tiveram que interromper as atividades presenciais para tentar frear o avanço da doença. Até o início deste mês, de acordo com levantamento feito pela Fenep, 16 estados e o Distrito Federal autorizaram a reabertura das escolas particulares.

Em outros três estados há alguma previsão de retomada. Sete estados não têm data para reabertura. As escolas tiveram que se adaptar, oferecendo aulas de forma remota. Muitas famílias, no entanto, pediram a redução das mensalidades, uma vez que o serviço contratado não estava sendo entregue da forma acordada. A disputa chegou ao legislativo, onde tramitaram propostas para redução obrigatória dos pagamentos.

Embora não haja certeza do que está por vir em 2021, para que os impasses que ocorreram em 2020 não voltem a acontecer, é possível, de acordo com Ademar Pereira incluir essas incertezas nos contratos, para deixar claro as medidas que podem ser tomadas. “A gente terá que prever no contrato o que será feito. Os pais têm que ter consciência de que será feito o que der para fazer”.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Reprodução da Internet

#escolasprivadas #ensino #brasil #retornoaulas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!