Nacional

Processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil apresenta números controversos

Processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil apresenta números controversos

Matéria divulgada nesta semana pela BBC News Brasil destacou que o processo de vacinação contra a Covid-19 no país apresenta números controversos.  Se a comparação considerar apenas o número total de doses que cada país aplicou, o Brasil aparece em quarto lugar no ranking global de dados oficiais compilados pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Um patamar esperado para o sexto país mais populoso do mundo, com 212 milhões de habitantes.

Mas quando a comparação do total de doses aplicadas leva em conta o tamanho da população de cada país, o Brasil aparece em 77º entre 190 nações e territórios. A comparação pode ser feita também com o próprio Brasil. O Ministério da Saúde afirma que o país tem capacidade instalada de vacinar 2,4 milhões por dia.

Desde 17 de janeiro de 2021, o Brasil superou três vezes a marca de 1 milhão de vacinados em 24h. Os dados brasileiros, descentralizados, costumam ter ligeiras diferenças a depender da fonte: governo federal, secretarias de saúde, pesquisadores independentes ou consórcio de veículos jornalísticos. Até o momento, 700 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose contra a Covid-19 ao redor do mundo, equivalente a cerca de 10% da população.

Até o dia 19 de maio, o Brasil havia aplicado pelo menos uma dose em 17% da população brasileira. Isso coloca o país em 73º lugar no ranking de 190 nações e territórios. Na América, o Brasil figura em 9º lugar. O país mais bem posicionado do continente é o Chile, que aplicou pelo menos uma dose em 47% da população. E mesmo com o avanço expressivo da vacinação por lá, o país sul-americano também tem enfrentado um colapso no sistema de saúde.

Isso indica que a contenção da pandemia precisa ser associada a medidas eficazes de distanciamento social e uso universal de máscaras capazes de evitar a infecção. É preciso ressaltar que, em geral, uma pessoa pode ser considerada completamente imunizada duas semanas depois de receber a segunda dose. No ranking da proporção da população que recebeu duas doses, o Brasil (8,1%) aparece em 65º no mundo e 12º na América. No quesito velocidade de doses aplicadas diariamente por cada 1 milhão de habitantes, o Brasil (4.207) aparece em 63º no mundo e 13º na América.

O país tem uma enorme capacidade instalada por trás de um programação nacional de vacinação reconhecido mundialmente, mas a falta de vacinas impede o país de atingir os níveis de imunização de outras décadas. Na pandemia atual, o governo federal distribuiu, de 17 de janeiro a 19 de maio, quase 90,6 milhões de doses para estados e municípios, mas apenas 54 milhões tinham sido aplicadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

A diferença entre o número de doses distribuídas e aplicadas no Brasil se explica em parte à necessidade de reservar uma quantidade como segunda dose, e uma eventual escassez poderia afetar a imunidade dos vacinados. O dado do total de doses aplicadas no Brasil é o principal argumento utilizado para exaltar o avanço do programa de vacinação brasileiro. Nesse quesito, o Brasil aparece em 4º lugar no ranking global, com 59,4 milhões de aplicações até o dia 19/05. Fica atrás de China (421,9 milhões), EUA (275,5 milhões), e Índia (185 milhões).

Fonte: BBC News Brasil

Foto: Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde 

#bbcnewsbrasil #vacinação #covid19 #medidaseficazes #distanciamentosocial #máscaras #infecção #processodevacinação #totaldedoses #rankinglobal #população #númeroscontroversos

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!