Receita começa a enviar nesta quinta-feira cartas a contribuintes na malha fina
Um total de 334.338 contribuintes com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 retida na malha fina vão começar a receber nesta quinta-feira (29) cartas da Receita Federal. Na correspondência, o Fisco pedirá ao contribuinte que verifique as pendências no processamento da declaração e faça as correções.
As cartas serão enviadas até o dia 1º de novembro somente para contribuintes que podem autorregularizar-se e evitar autuações futuras. Quem foi intimado ou notificado pela Receita Federal a prestar esclarecimentos não receberá a correspondência. A correção pode ser feita por declaração retificadora, sem a necessidade de comparecimento a postos de atendimento da Receita.
Para saber a situação perante o Fisco, o contribuinte pode consultar o extrato da declaração na página da Receita na internet ( https://www.gov.br/receitafederal/pt-br ). Basta clicar no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br. Se a declaração estiver na malha fina, aparecerá uma mensagem de pendência, com orientações de como proceder no caso de erro ou divergência de informações.
Caso a declaração retificadora não seja enviada, o contribuinte será formalmente intimado e estará sujeito a autuação fiscal e a cobrança de multas. Após o recebimento da intimação, não será mais possível corrigir a declaração. Qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de pelo menos 75% do imposto não pago pelo contribuinte ou pago em valor menor do que o devido.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
#impostoderenda #malhafina #declaração #receitafederal #correspondência