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Disque Denúncia completa 13 anos e tem balanço positivo

Disque Denúncia completa 13 anos e tem balanço positivo


Com mais de 9 milhões de chamadas recebidas e 960 mil denúncias apuradas por Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o 181 Disque Denúncia Unificado completou nessa terça-feira (10) 13 anos. Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o serviço foi responsável por prender e apreender mais de 230 mil criminosos e pela retirada de circulação de R$ 34 milhões provenientes do tráfico de drogas.

O Disque Denúncia também ajudou a tirar de circulação 859 armas, entre elas fuzis e metralhadoras, 284.092 munições, 44,7 toneladas de drogas, como crack e cocaína, e 22.024 veículos roubados ou furtados. Ainda foram aplicadas multas de R$ 143 milhões e 60 mil animais apreendidos. Tudo isso com a ajuda do cidadão mineiro que relatou a atividade ilícita. A média é de 200 denúncias feitas diariamente pela população de forma anônima e sigilosa. 

Atividades ilícitas relacionadas ao tráfico de drogas lideram as denúncias feitas pela população. Durante os 13 anos de atuação do canal de denúncias, foram feitas mais de 575 mil denúncias do tipo, o que corresponde a cerca de 60% de todas as ocorrências efetuadas. Em seguida, estão as denúncias sobre atividades do Corpo de Bombeiros, realização de jogos de azar e crimes ambientais.

Informações sobre homicídios, maus tratos a animais, comércio ilegal, posse irregular de armas de fogo e munições, pessoas foragidas e procuradas, receptação e desmanche de carros, bem como pirataria, também entram na lista das principais chamadas efetuadas. Belo Horizonte lidera as ligações com 25% do total. Em seguida estão os municípios de Juiz de Fora, Contagem, Uberlândia, Betim e Ribeirão das Neves.

Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, o DDU é um serviço gratuito, por meio do qual os cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros, de forma anônima e sigilosa. O canal está disponível para os 853 municípios do Estado. Para denunciar, basta ligar para o número 181, que funciona como uma central de atendimento unificada. Quando o telefone toca na central, o tempo médio de espera é de 20 segundos.

Quem denuncia recebe uma senha para acompanhar o andamento das investigações. As informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, que verificam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, para auxiliar na solução de cada caso. 

O 181 não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder a denúncia apresentada. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).

Texto: Antônio Anderson (com informações do site da Agência Minas)

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