Minas Gerais tem queda de 33,7% nos crimes violentos nos primeiros oito meses do ano
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nessa sexta-feira (2) que o índice geral de crimes violentos em Minas Gerais nos oito primeiros meses de 2020 foi 33,7% menor do que no mesmo período de 2019, com 16.202 ocorrências a menos.
De acordo com o a Sejusp, o estado registrou ainda queda nos registros de 14 entre 15 crimes violentos, em comparação com o período de janeiro a agosto do ano passado. Os índices que apresentaram diminuição mais expressiva foram roubo tentado (redução de 49,73%), roubo consumado (36,46%) e sequestro tentado (33,33%). A menor queda foi de homicídio consumado (2,25%).
Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, a redução se deve à gestão do desempenho operacional, com foco na melhoria dos processos de trabalho e na otimização dos recursos humanos e a setorização da gestão, com a implantação do projeto Bases de Segurança Comunitária, que fomenta a comunicação direta e próxima à população. Ele também aponta o uso de tecnologia e a integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Estadual.
Mas existe ainda outro fator que não foi levado em conta pelo comandante da PM: o isolamento social. Para o especialista em Segurança Pública Luis Flávio Sapori, o trabalho da Polícia Militar é fundamental para a redução de crimes violentos desde meados de 2017, mas a queda em índices como roubos e furtos está mais relacionada à quarentena imposta pela Covid-19.
“Com a restrição das atividades econômicas e menor circulação das pessoas nas vias públicas, ocorreram menos oportunidades para criminosos agirem. Fica mais difícil roubar e furtar, por isso houve redução expressiva”, afirmou Sapori. Segundo ele, a metodologia aplicada pela Polícia Militar, com metas e cobrança por resultados em todas as unidades, tem se mostrado eficiente no combate aos crimes.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Reprodução da Internet
#políciamilitar #minasgerais #redução #índicegeral #crimesviolentos