polícia

Operação da Polícia Civil prendeu 14 suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes em Minas Gerais

Operação da Polícia Civil prendeu 14 suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes em Minas Gerais

Realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta terça-feira (18) para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, a operação Araceli terminou com a prisão de 14 suspeitos de abusos contra crianças e adolescentes em Minas Gerais.

Os mandados foram cumpridos em Belo Horizonte, Itaúna e São Gonçalo do Pará. Na capital foram presos um lanterneiro de 51 anos, acusado de abusar da filha da namorada de apenas um ano, e um homem de 43, suspeito de violentar a filha de 12 anos.

Um dos mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil em Belo Horizonte foi contra um homem acusado de estupros contra a filha de 15 anos. Ao todo, 17 mandados de prisão e dois de busca e apreensão foram expedidos. Três suspeitos seguem foragidos.

De acordo com o delegado Felipe Dias Falles, cerca de 84% das crianças vítimas de abusos são meninas, sendo a maioria com idade entre 11 e 17 anos. Os outros cerca de 15% são meninos, que estão na faixa etária de 0 a 11 anos de idade.

Falles destacou ainda que grande parte dos casos são registrados no ambiente familiar. Segundo estatísticas divulgadas pela Polícia Civil, Minas Gerais registrou mais de 8,6 mil casos de abusos somente no ano passado. Em 2020, até o mês de abril, as ocorrências já chegaram a quase 2,5 mil ocorrências.

Também nesta terça-feira a Polícia Civil lançou uma cartilha que tem por objetivo evitar este tipo de crime. “Esta cartilha ajuda a identificar sinais de que crianças e adolescentes foram vítimas de abuso e dá dicas para saber como agir”, afirmou a delegada Carolina Bechelany.

Texto: Antônio Anderson (com informações da Polícia Civil de Minas Gerais)

Foto: Reprodução da Internet

#crianças #adolescentes #políciacivil #operaçãoaraceli #suspeitosdeabuso #belohorizonte #itaúna #sãogonçalodopara #abusardafilha #mandadosdeprisão #buscaeapreensão #meninas

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!