Achei Pará de Minas MG

Notícia interna

Banner
Banner
polícia

Operação Resguardo combate crimes contra as mulheres no Brasil

Operação Resguardo combate crimes contra as mulheres no Brasil

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas, a Operação Resguardo foi desencadeada na manhã desta segunda-feira (8) em todo o Brasil com o objetivo de combater os crimes de violência contra a mulher. A ação acontece em mais de 1,8 mil cidades dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na região Centro-Oeste de Minas Gerais a Operação Resguardo está sendo feita com a participação do 7º Departamento de Polícia Civil, que tem equipe presencial nas cidades de Pará de Minas, Divinópolis, Bom Despacho, Nova Serrana, Formiga, Papagaios, Itapecerica e Pompéu. O balanço parcial divulgado às 11h15 desta segunda-feira registrou que foram atendidas 66 vítimas, 34 visitas tranquilizadoras foram realizadas, 31 denúncias foram apuradas e resultaram em 14 medidas protetivas.

De acordo com a Polícia Civil, até o final da manhã, uma pessoa foi conduzida à delegacia de Polícia Civil em Itapecerica por porte ilegal de arma de fogo e outra para a delegacia Regional em Divinópolis em virtude de mandado de prisão. Em toda Minas Gerais a operação mobilizou mais de 2 mil policiais em mais de 800 cidades foram realizadas 281 prisões.

"Hoje, estamos aproveitando uma data comemorativa (Dia Internacional da Mulher), mas queremos transformar ações de enfrentamento à violência contra a mulher em ações rotineiras", afirmou o secretário Nacional de Operações Integradas, Jefferson Lisboa Gimenes. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo é localizar e deter suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes contra as mulheres.

A operação, que começou a ser posta em prática em janeiro deste ano, visa também fortalecer a atuação conjunta entre governos federal e estaduais, conforme estabelece o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Desde então, quase 46 mil denúncias foram apuradas, aproximadamente 60 mil inquéritos foram instaurados e em torno de 68 mil diligências foram cumpridas em todas as unidades da federação. No período, mais de 165 mil vítimas foram atendidas e cerca de 9 mil pessoas foram presas.

Texto: Antônio Anderson (com informações da Agência Brasil e da ASCOM-PCMG)

#políciacivil #minasgerais #operaçãoresguardo #basil #crimesviolentos #mulheres #centrooeste #7ºdepartamentodepolíciamilitar #parádeminas #cidades #ministériodajustiçaesegurançapública #feminicídio #governofederal #estaduais

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!