polícia

PF realiza Operação Iniquidade para combater crimes como peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro no judiciário em Minas Gerais e no Espírito Santo

PF realiza Operação Iniquidade para combater crimes como peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro no judiciário em Minas Gerais e no Espírito Santo

Com o objetivo de combater crimes como peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa em Minas Gerais e Espírito Santo, a Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (24) a Operação Iniquidade. Foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão em casas, empresas e escritórios de advocacia nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Nova Lima, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Carlos Chagas, e nas capixabas de Vila Velha e Pinheiros. 

As investigações apontaram indícios de crimes praticados durante tramitação de processos de falência de duas empresas. De acordo com as apurações, dois juízes, sem qualquer relação entre eles, teriam se utilizado de processos de falência para obter vantagens enquanto atuavam na 3ª Vara Cível da Comarca de Sete Lagoas. Um deles foi aposentado compulsoriamente em razão dos fatos investigados pela PF. Com os juízes, teriam atuado advogados, administradores judiciais de falência, um servidor da Justiça e empresários.

Por causa do alto risco de receberem muito pouco ou mesmo nada em troca, valores que eles pagavam pelos créditos de falência eram baixos, mas a recompensa se multiplicava porque, após modificar completamente o processo, o magistrado determinava o pagamento desses créditos bem acima do esperado dos demais credores, neste caso Fazendas Federal, Estadual e Municipal. Também foram decretadas 18 medidas cautelares diversas da prisão, bloqueio de dinheiro em contas bancárias e de investimentos que totalizam cerca de R$ 65 milhões, sequestro de bens imóveis e indisponibilidade de veículos.

Texto: Antônio Anderson (com informações do G1) 

Foto: Polícia Federal/Divulgação


Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!