Política

Bolsonaro defende a volta do voto impresso e pretende encaminhar proposta ao Congresso no ano que vem

Bolsonaro defende a volta do voto impresso e pretende encaminhar proposta ao Congresso no ano que vem
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira (5) que no ano que vem vai encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta para alterar o sistema eleitoral brasileiro. De acordo com ele, o governo federal quer apresentar uma sugestão para a volta do voto impresso.

Em live nas redes sociais, Bolsonaro destacou que quer que o Brasil tenha “um sistema eleitoral confiável em 2022”. De acordo com ele, já existe um estudo bastante avançado para propor o voto impresso. "A gente espera, no ano que vem, entrar na Câmara e no Senado com este projeto para que possamos realmente ter um sistema eleitoral confiável em 2022”, destacou o presidente.

Bolsonaro explicou que o governo está estudando as experiências de outros países em que o sistema eleitoral adota o voto impresso. "É a maneira que você tem de auditar e contar votos de verdade. Nós devemos buscar um sistema que seja confiável por ocasião das eleições”, disse o presidente

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro contesta o modo atual de votação no país. Em março deste ano, o presidente chegou a declarar que tinha como provar que o pleito de 2018 foi fraudulento, apesar de ele ter sido o vencedor. Bolsonaro afirmou que poderia ter ganhado logo no primeiro turno.

Bolsonaro ainda defendeu a proposta de emenda à Constituição (PEC) 135/2019, que exige a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil. Pela proposta, essas cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas indevassáveis de forma automática e sem contato manual, para fins de auditoria.

A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara em dezembro de 2019. Ela está sujeita à apreciação do plenário da Casa.

Texto: Antônio Anderson ( com imformações do Estado de Minas)
Foto: Reprodução da Internet

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!