Ministério Público denuncia Aécio Neves pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro nas obras da Cidade Administrativa
O Ministério Público de Minas Gerais denunciou nesta sexta-feira (18) o ex-governador do estado e atual deputado federal, Aécio Neves (PSDB), pelos crimes de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro nas obras da Cidade Administrativa, sede do governo estadual. A informação foi divulgada pelo G1 e segundo as investigações as irregularidades aconteceram entre 2007 e 2010.
De acordo com o MP, nove empreiteiras se uniram “para fraudar a licitação e repartir ilicitamente os contratos para a execução das obras”. Os valores contratados teriam sido superfaturados. Ainda segundo as investigações, 3% dos valores pagos às empresas contratadas foi entregue ao então governador, por meio de um diretor da Codemig, como propina.
De acordo com a matéria do G1, as investigações apontaram que parte do dinheiro foi paga por “meio de contratos fictícios e, ainda, por valores entregues a terceiros, em evidente conduta de ocultação e lavagem de dinheiro”. Os prejuízos sofridos pelo cofres públicos superam o valor de R$50 milhões.
A defesa do deputado Aécio Neves disse, em nota, que "lamenta a precipitação e o absurdo da denúncia apresentada pelo Ministério Público. A obra citada, concluída há mais de 10 anos, foi realizada de forma exemplar, com os preços apresentados na licitação considerados abaixo dos de mercado pelo próprio MP à época e considerada correta por todos os órgãos de controle como TJ, TCE. O edital foi aprovado pela AGE e submetido previamente ao MP. Por isso a denúncia é insustentável. A defesa confia que a Justiça irá demonstrar a injustiça e o absurdo da falsa acusação".
Fonte: G1
Foto: Pedro França/Agência Senado
#aécioneves #exgovernador #ministériopúblico #cidadeadministrativa #crimes #peculato #corrupção #lavagemdedinheiro