Política

Pesquisa Datafolha mostrou que 37% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo

Pesquisa Datafolha mostrou que 37% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo

Pesquisa divulgada nesse domingo (13) pelo Instituto Datafolha mostrou que 37% dos brasileiros consideram o governo de Jair Bolsonaro bom ou ótimo, o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto. Em junho, eram 32%. Já a rejeição do presidente caiu de 34% em agosto para 32%, enquanto que há seis meses 44% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo. Além disso, 29% avaliam Bolsonaro como regular, eram 27% em agosto e 23% em junho.

A pesquisa do Datafolha foi feita com 2.016 pessoas por telefone nos dias 8 e 10 de dezembro em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar de sua aprovação seguir estável em seu melhor nível, Bolsonaro é o segundo presidente com a pior avaliação desde a redemocratização de 1985, quando considerados os eleitos pelas urnas e que cumprem seu primeiro mandato. Ele só ganha de Fernando Collor (1990-1992), que era rejeitado por 48% do eleitorado e aprovado por apenas 15% na mesma altura do mandato, em fevereiro de 1992.

As avaliações dos antecessores de Bolsonaro no mesmo momento de seus primeiros governos eram bem superiores: Fernando Henrique Cardoso tinha 45% de aprovação, Luiz Inácio Lula da Silva, 47%, e Dilma Rousseff tinha 62%. Segundo a pesquisa Datafolha deste domingo, a aprovação do presidente é particularmente alta entre homens, empresários, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, assalariados sem registro e pessoas que ganham de cinco a dez salários mínimos.

Já a reprovação é mais forte entre estudantes, quem tem ensino superior, quem ganha mais de dez salários mínimos, quem vive em regiões metropolitanas e entre pretos. Além disso, mais da metade dos participantes da pesquisa acredita que Bolsonaro fez menos pelo país do que o esperado: essa parcela representa 55%, enquanto 17% acham que ele fez mais do que o esperado, e 21% opinam que ele fez o esperado. Em relação a temas que preocupam os brasileiros, a saúde ficou em primeiro lugar entre os assuntos citados espontaneamente, atingindo 27% dos entrevistados.

Outros problemas mencionados foram desemprego (13%), economia (8%) e corrupção (7%). A grave crise sanitária que o país atravessa por causa da Covid-19 teve grande influência na avaliação do governo Bolsonaro. Na mesma semana em que o presidente declarou que o país vive “um finalzinho de pandemia”, o Brasil superou a marca de 180 mil mortos pela covid-19 e já se aproxima de 7 milhões de infectados. A popularidade coincide com a continuidade da distribuição do auxílio emergencial para trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Texto: Antônio Anderson (com informações da DW Brasil e do Datafolha)

Foto: Isac Nóbrega/PR

#datafolha #presidente #avaliação #bolsonaro #pesquisa

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!