Política

Polícias Civil e Militar apresentam ações preventivas em Pará de Minas para as eleições do próximo domingo

Polícias Civil e Militar apresentam ações preventivas em Pará de Minas para as eleições do próximo domingo

As polícias Militar e Civil apresentaram nesta terça-feira (10) as ações preventivas que serão adotadas pelas instituições para garantir a segurança da população durante as eleições do próximo domingo em Pará de Minas. Uma das principais alternativas de atuação será a utilização de drones, que vão ajudar a inibir crimes como boca de urna, distribuição de santinhos e transporte irregular de eleitores.

"Os drones são equipamento de alta tecnologia, com capacidade de longo alcance e que ampliam a visão dos policial civis e militares. Com este recurso teremos mais condições de garantir que o processo eleitoral possa acontecer de forma tranquila e sem ocorrências de crimes", afirmou o delegado regional da Polícia Civil de Pará de Minas, Carlos Henrique Gomes Bueno.

De acordo com o delegado, a Polícia Civil vai atuar com todo o seu efetivo. "Estamos convocando inclusive policiais que estavam de férias para trabalhar neste domingo, que e um dia de exercício da cidadania e a gente precisa trazer tranquilidade ao eleitor. As delegacias estarão abertas com o efetivo completo, ou seja, delegado, escrivão e investigadores", declarou Carlos Henrique Gomes Bueno. 

"A nossa intenção é trabalhar preventivamente, mas, se for necessário, estaremos prontos para agir e reprimir qualquer crime", afirmou o delegado. Carlos Henrique Gomes Bueno destacou ainda que os infratores que forem presos em flagrante serão conduzidos para as unidades policiais. Dependendo do crime, eles podem ser autuados e o caso será encaminhado para a Justiça Eleitoral. 

Assim como a Polícia Civil, a Militar também vai estar com todo o seu efetivo à disposição nas eleições deste domingo. "Em Pará de Minas são 38 locais de votação, contando com a zona rural, e todos eles vão ter ao menos um policial para garantir a segurança da população. Como precisaremos atender também outras ocorrências do dia a dia que não sejam relacionadas com as eleições, convocamos todos os militares de férias e folga" afirmou o tenente Bernardo Arthur Wenceslau, da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pará de Minas.

De acordo com o policial militar, além da ajuda dos drones, que neste primeiro momento serão utilizados apenas em Pará de Minas como teste para verificar a eficiência do dispositivo, existe a possibilidade de que as câmeras do Olho Vivo instaladas próximas das zonas eleitorais sejam utilizadas nas eleições deste domingo.

O promotor eleitoral da comarca de Pará de Minas, Renato Vasconcelos, também participou da coletiva com a imprensa e destacou o trabalho conjunto entre a promotoria e os órgãos de segurança para garantir a lisura das eleições. "Estou trabalhando em Pará de Minas há mais de 14 anos e é muito bom ver esta união entre as polícias civil e militar e o Ministério Público. Sempre com muito respeito e sem vaidades, cada um no seu papel e se ajudando mutualmente para cumprir a nossa missão", declarou Renato Vasconcelos.

Texto: Antônio Anderson

#eleições #drones #açõespreventivas #políciamilitar #políciacivil

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!