Prefeito comentou em reunião na Câmara Municipal sobre problemas burocráticos que atrapalham obras em Pará de Minas
Convidado para falar sobre as obras desenvolvidas em Pará de Minas pelo executivo, o prefeito Elias Diniz afirmou nessa quarta-feira (2), durante a reunião ordinária realizada na Câmara Municipal, que a prefeitura vem intensificando os trabalhos, mas que muitas vezes acaba esbarrando em problemas burocráticos.
“Planejamento é algo muito complexo e precisamos ter uma noção geral de todas as necessidades nos perímetros urbano e rural. Para 2022 temos aproximadamente 26 projetos que envolvem mobilidade urbana, asfaltamento, pavimentação, calçamento, construção de quadras e do novo cemitério, entre outros”, disse Elias Diniz.
“São obras importantes, mas que muitas vezes demoram a ser postas em prática por problemas como dependência de terceiros, aditivos nos valores dos empreendimentos e a necessidade de avaliação pela Caixa Econômica Federal dos valores das obras”, afirmou o chefe do poder executivo municipal.
Elias Diniz citou como exemplo a construção da rotatória na entrada do bairro Castelo Branco. “Foram sete meses para retirar um poste de um lugar e colocar em outro. Uma rotatória que já poderia estar concluída e garantindo mais mobilidade urbana ainda não foi realizada por causa de terceiros”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com Elias Diniz existe uma dificuldade entre elaborar os projetos e deixar tudo pronto para a execução das obras, mas precisa esperar posteriormente por um procedimento de análise técnica da Caixa Econômica Federal sobre a realização destes procedimentos.
“Uma hora esta análise diz que o problema é uma vírgula. Volta o processo e eles contratam outra empresa e ela fala que agora o problema é um ponto e vírgula. Volta o projeto para a Caixa e ele é analisado por uma terceira empresa. O que antes era vírgula se tornou ponto e vírgula e agora se tornou ponto. Olha o tempo que se perde”, ressaltou Elias Diniz.
De acordo com o prefeito, todas as obras que estão sendo executadas com recursos do próprio município não estão atrasando. “Existem diversas travas que nos causam preocupação. Mais um exemplo dessa situação é em relação ao realinhamento de preços conforme legislação. Depois que for dada a ordem de serviço o empreiteiro poderá chegar para mim e solicitar um reajuste dos preços”, afirmou Elias Diniz.
Durante sua participação na reunião ordinária, Elias Diniz destacou algumas das obras que já estão em execução no município, como a construção do novo cemitério, da Praça do Recanto, recapeamento do asfalto no Patafufo, Jardim das Piteiras e Belvedere, construção da quadra esportiva do Grão Pará, a recuperação de estradas e pontes de áreas rurais atingidas pelas chuvas e a modernização do campo de Tavares.
Texto: Antônio Anderson
Foto: Achei Pará de Minas
#prefeito #comissãodeobras #câmaramunicipal #parádeminas #eliasdiniz #obraspaar2022 #caixa #procedimentos #obrasemexecução #novocemitério