Vice-presidente Hamilton Mourão comenta morte de um homem negro em Porto Alegre e afirma que no Brasil "não existe racismo"
Ao comentar o caso de João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, um homem negro espancado e morto por dois seguranças de uma loja do supermercado Carrefour na noite dessa quinta-feira, em Porto Alegre, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira (20) que no Brasil "não existe racismo".
De acordo com matéria publica pelo G1, Mourão classificou a morte como "lamentável" e disse que o caso é de uma "segurança totalmente despreparada para a atividade que ela tem que fazer". O vice-presidente declarou à imprensa que "racismo é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil".
Um dos repórteres ainda insistiu na pergunta, pedindo que Mourão confirmasse que não acredita na existência de racismo no país. "Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui", repetiu o vice-presidente.
Mourão voltou a ser questionado se o assassinato de João Alberto Freitas não teria algum componente racial e disse que não. "Eu morei nos Estados Unidos dois anos e racismo tem lá. Nos EUA o 'pessoal de cor' andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil. Saí do Brasil, fui morar lá, era adolescente e fiquei impressionado com isso aí. Isso no final da década 60", afirmou o vice-presidente.
"Mais ainda, o pessoal de cor sentava atrás do ônibus, não sentava na frente do ônibus. Isso é racismo. Aqui não existe isso. Aqui você pode pegar e dizer é o seguinte: existe desigualdade. Isso é uma coisa que existe no nosso país", afirmou Mourão.
Fonte: G1
Foto: Reprodução da Internet
#racismo #brasil #morte #negro #portoalegre #vicepresidente #hamiltonmourão #estadosunidos #segurançadespreparada