Saúde

Anvisa aprovou pedido da Fiocruz para a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford

Anvisa aprovou pedido da Fiocruz para a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford

A Anvisa aprovou no dia 31 de dezembro um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. A informação foi divulgada nesse sábado (2) pelo G1.

No pedido feito pela Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário.

Ainda de acordo com a Anvisa, por se tratar da importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. A principal delas que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país.

Nessa sexta-feira (1º), a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência "está em dia" com o que foi apresentado até agora.

Estudo publicado e revisado na revista científica "Lancet" diz que a vacina de Oxford tem eficácia média de 70% e é segura. Os testes ocorreram em diversos países, inclusive no Brasil. Como vantagem, a tecnologia usada pelo imunizante é de produção, armazenamento e distribuição consideradas mais fáceis.

Fonte: G1

Foto: Reuters/DadoRuvic

#anvisa #vacina #fiocruz #importaçãoexcepcional #universidadedeoxford #laboratórioastrazeneca #janeiro #imunizante

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!