Saúde

Anvisa decide neste domingo se libera ou não as vacinas para o combate à Covid-19

Anvisa decide neste domingo se libera ou não as vacinas para o combate à Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide neste domingo (17) se libera ou não o uso emergencial das vacinas da CoronaVac e da AstraZeneca, cujos imunizantes serão distribuídos no país por Butantan e Fiocruz, para o combate à Covid-19. Se a agência aprovar as vacinas, elas serão distribuídas aos estados nesta segunda-feira (18) e a vacinação está prevista para começar já na quarta-feira (20).

Nesse sábado (16) o Instituto Butantan e a Fiocruz entregaram à Anvisa 100% dos documentos necessários para liberação do uso emergencial das vacinas. A agência informou que 44,86% dos documentos da Coronavac já haviam sido analisados, enquanto 55,14% estavam em análise. No caso da vacina de Oxford/AstraZeneca, 49,45% do processo estava concluído e 50,55% estava pendente.

Em Pará de Minas a prefeitura já divulgou o plano de contingências para a vacinação da Covid-19, que nesta primeira fase vai dar preferência para trabalhadores da área de saúde, pessoas acima de 60 anos, indígenas aldeados, comunidades ribeirinhas e quilombolas, população em situação de rua, pessoas com alguma morbidade, profissionais da educação, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, detentos, profissionais do transporte coletivo e rodoviário de carga.

Em entrevista nesta semana à reportagem do Achei Pará de Minas, o procurador-geral do município, Hernando Fernandes, destacou que tudo está pronto para iniciar a vacinação da população, mas é preciso aguardar pelo anúncio oficial da Anvisa para depois ver como será a distribuição da vacina. Ou seja, se as doses vão chegar primeiro na capital e depois serão distribuídas para o interior ou se o interior vai receber ao mesmo tempo.

Texto: Antônio Anderson (com informações das Agências)

Foto: Reprodução da Internet

#anvisa #vacinas #covid19 #oxford #astrazeneca #institutobutantan #fiocruz #parádeminas 

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!