Saúde

Brasil tem o seu pior momento na pandemia da Covid-19, enquanto a doença recua no resto do mundo

Brasil tem o seu pior momento na pandemia da Covid-19, enquanto a doença recua no resto do mundo

Apesar da queda global no número de casos confirmados e de mortes pela Covid-19, o Brasil vive o seu pior momento na pandemia. O país registrou nessa sexta-feira (26) uma média móvel de 1.153 óbitos, a maior de toda a pandemia, de acordo com o boletim do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Foi o terceiro recorde consecutivo deste índice no Brasil, que registrou um total 252,8 mil mortes até agora.

A média móvel de novos casos também está aumentando desde o meio de fevereiro e ficou em 53.422 nessa sexta-feira. O país registrou 10,45 milhões de infecções desde o início da pandemia. Enquanto isso, alguns estados e cidades brasileiros veem seus sistemas de saúde entrar em colapso e adotam medidas mais rígidas de isolamento, como lockdowns e toques de recolher, para tentar reverter a alta de casos e internações.

Um contraste em relação ao que está ocorrendo no mundo, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem apresentando uma redução no número de casos e óbitos. "Isso mostra que medidas simples de saúde pública funcionam, mesmo na presença de novas variantes do coronavírus", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização, em entrevista coletiva recentemente.

De acordo com a OMS, foram 836.463 casos da Covid-19 em 10 de janeiro para 314.816 em 22 de fevereiro. E de 16.667 mortes em 28 de janeiro para 7.658 em 22 de fevereiro. Quatro das seis regiões do mundo, conforme o planeta é dividido no monitoramento da OMS, tiveram uma redução no número de casos — Américas, Europa, África e Pacífico Ocidental (que inclui, entre outros países, China, Austrália, Nova Zelândia e Japão).

A maioria dos especialistas em saúde concorda que essa queda se deve em grande parte ao sucesso das restrições impostas por governos para conter a pandemia a partir do final de 2020 e início de 2021 e não às campanhas de vacinação, visto que a tendência pode também pode ser observada em países onde esses esforços não avançaram significativamente.

Fonte: BBC News

Foto: Reprodução da Internet

#quedaglobal #casosconfirmados #mortes #covid19 #brasil #piormomento #oms #pandemia #médiamóvel #conass #regiõesdomundo #especialistas

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!